Na audição da Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas – APEPA na Comissão de Educação da Assembleia da República, a deputada Iniciativa Liberal, Carla Castro, realçou a importância e a atualização de currículos e a necessidade de maior valorização deste tipo de escolas e do ensino profissional em geral. “O sector primário é de uma importância vital para o país, e politicamente não tem sido bem tratado. Aqui cruzamos com a área de educação e é necessário lutar para uma efetiva valorização de uma área que se tem transformado, com currículos a incluírem capacitação de gestão, digitalização, sustentabilidade, e temas como o regadio ou a tecnologia de precisão, que fazem parte do presente e futuro. É assim que temos de encarar e preparar as dinâmicas e competitividade do sector”.
A APEPA representa um universo de 15 Escolas Profissionais que oferecem formação agrícola. Estas escolas são instituições de Ensino Secundário ligadas ao sector agrícola e o seu principal objetivo é a formação de técnicos intermédios, com habilitação equivalente ao 12º ano de escolaridade e com uma habilitação profissional de Nível III EU. A generalidade destas escolas são públicas, estando espalhadas regionalmente e todas estão associadas a uma exploração agrícola.
Carla Castro salientou a importância das escolas que a APEPA representa: “defenderemos sempre a valorização do ensino profissional. São escolas essenciais para a transformação que o sector encontra”.
A liberal quis saber ainda se o trabalho que a entidade certificadora do ensino profissional – ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P – se insere no campo do certificação-apoia ou se se traduz como uma “barreira”. Questionou ainda se a maior autonomia destas escolas não poderia permitir um maior enquadramento local.
A audição à APEPA ocorreu no passado dia 5 de Abril.
Fonte: Carla Castro