Provas comentadas, tertúlias e concertos são destaques do evento Vinhos no Castelo, que vai decorrer em Serpa (Beja), nos dias 31 deste mês e 01 de junho, para promover os vinhos do concelho, divulgou hoje a câmara.
A iniciativa, que vai na 2.ª edição, é organizada pelo Município de Serpa e realiza-se no castelo da cidade e no Largo da Igreja, segundo a autarquia, em comunicado enviado à agência Lusa.
Durante o festival, “serão dados a conhecer os melhores vinhos produzidos no concelho, na região e em outras regiões vitivinícolas”, destacou.
“A meta em si é a promoção do concelho e do produto vinho, mas também do nosso património cultural, construído e gastronómico”, acrescentou hoje à Lusa o presidente da câmara, João Efigénio Palma.
Segundo o autarca, o evento surgiu em 2023, “para destacar e dar nota da boa qualidade do vinho” produzido em Serpa, tendo sido bem sucedido.
Por isso, este ano, a ‘linha’ do Vinhos no Castelo “é a mesma, ou seja, de divulgação do bom vinho que é produzido e da atratividade do concelho, para que as pessoas sintam interesse em visitar Serpa, provar as nossas iguarias e conhecer o nosso património”, sublinhou o presidente da autarquia.
João Efigénio Palma indicou que, neste concelho alentejano, existem atualmente seis produtores de vinho, sendo esta uma atividade já centenária, uma vez que está documentado o envio de vinhos de Serpa para a Exposição Universal de Paris, em 1897.
“Isto demonstra que é uma atividade com tradição e com história no nosso concelho, embora não tenha o reconhecimento que tem a Vidigueira ou outras zonas do Alentejo”, frisou.
Na opinião do autarca, trata-se de “uma área que não tem uma expressão económica como o olival, mas que pode contribuir muito para o reconhecimento do concelho e para a atração de pessoas”.
A 2.ª edição do Vinhos no Castelo, que tem direção técnica do enólogo Luís Morgado Leão, tem inauguração marcada para as 18:00 de 31 de maio.
Do programa, consultado pela Lusa, fazem provas comentadas, nomeadamente de vinhos de Serpa, vinhos da casta Antão Vaz ou mesmo de cavas e presuntos de Almendralejo (Espanha), harmonizações gastronómicas, ‘showcooking’, tertúlias temáticas, ‘workshops’ e visitas guiadas ao castelo e ao Museu de Arqueologia.
Durante o evento estará igualmente a funcionar, no Largo de Santa Maria, um espaço onde poderão ser consumidos os vinhos em prova no certame, ‘acompanhados’ pelos queijos, enchidos, pão ou doçaria da região.
A música é outro dos destaques do certame, com os concertos, entre outros, dos grupos Bejazz Trio, Os Alentejanos, Sonido Andaluz, Cantarolando e Ojos Gitanos.
No último dia, às 19:30, vai ser ainda apresentado o livro intitulado “História da Vinha e do Vinho do Alentejo”.