“Que desafios se colocam ao sector agroflorestal nacional para a próxima década?”.
Este foi o tema da conferência que teve lugar no passado dia 22 de Abril na Escola Superior Agrária de Coimbra e que juntou cerca de 200 participantes, entre os quais investigadores, alunos, técnicos agrícolas e agricultores.
Durante este evento foi debatido o panorama da Investigação e da Inovação no sector agroflorestal nacional, destacando-se a apresentação efectuada por Pedro Santos, Director-geral da Consulai.
Na sessão de abertura, o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, mencionou a publicação da Portaria nº199-A/2025/1, de 21 de abril, que lança a Bolsa de Iniciativas para a constituição de Grupos Operacionais.
Mais informações sobre a Bolsa de Iniciativas podem ser obtidas em https://tinyurl.com/bolsa-iniciativas
Efectivamente os GO constituem-se como projectos fulcrais para o fortalecimento da capacitação dos produtores nacionais. Durante este evento foram assim apresentados três Grupos Operacionais que traduzem a importância destes consórcios criados em 2016.
- GO – MaisSolo – Promoção de práticas agrícolas conservadoras do solo
- GO – GEOSUBER – Monitorização do montado
- Go – Efluentes – Gestão dos fluxos gerados na atividade agro-pecuária
O Secretário das Florestas, Rui Ladeira, participou na sessão de encerramento deste evento, realçando a reconhecida importância que os Centros de Competências desempenham na necessária transferência do conhecimento entre os Centros de Investigação e os produtores nacionais.
Esta iniciativa traduziu assim a forte dinâmica que caracteriza os dezassete Centros de Competências que a organizaram, os quais prestam um inestimável contributo para se garantir um sector agroflorestal que se pretende cada vez mais resiliente e competitivo.
Fonte:
- Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade – CCAB
- Centro de Competências da Caprinicultura – CCC
- Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares – CCPAM
- Centro de Competências do Milho e Sorgo – INOVMILHO
- Centro de competências do Pastoreio Extensivo – CCPE
- Centro de Competências do Pinheiro Manso e Pinhão – CCPMP
- Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça – CCSC
- Centro de Competências para a Agricultura Familiar e Agroecologia – CeCAFA