Uma delegação da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) participou, esta quinta-feira (1 de fevereiro), numa manifestação de agricultores convocada pela ECVC (organização de pequenos e médios agricultores da qual é membro), na Praça do Luxemburgo, em conjunto com organizações congéneres da Europa, por melhores rendimentos.
A CNA reclamou por uma PAC “mais justa e solidária para quem produz alimentos, o fim dos acordos de livre comércio e a defesa de uma vida digna para os agricultores e por um Mundo Rural Vivo”.
O dirigente da CNA Vítor Rodrigues interveio durante a manifestação, reiterando a reclamação da CNA de “garantir preços justos à produção, exigimos que as ajudas da PAC sejam para quem produz alimentos e reafirmamos o nosso direito a viver dignamente do nosso trabalho e nas nossas terras”.
A manifestação convocada pela ECVC – a primeira a ser mobilizada a nível europeu – testemunha a dificílima situação vivida pelos pequenos e médios agricultores e da agricultura familiar em vários países da Europa e a necessidade de uma alteração profunda das políticas agrícolas e de mercados e na Política Agrícola Comum.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.