O Centro de Segurança e Qualidade da Carne da Universidade Estadual do Colorado (CSU) organizou recentemente a “Cimeira Internacional sobre o Papel da Carne e dos bovinos na Sociedade” em Denver (EUA) para abordar o papel social da carne e dos bovinos, com base no trabalho da Declaração de Cientistas de Dublin de 2022.
O evento de dois dias, apoiado por uma subvenção do Departamento de Agricultura dos EUA, reuniu especialistas mundiais para discutir a produção sustentável, a nutrição, os impactos ecológicos e as inovações na gestão da pecuária. Os participantes discutiram o papel social da carne e de bovino na alimentação e nutrição, examinando o debate científico e os desafios relacionados com a produção sustentável de alimentos, a segurança alimentar e os impactos ambientais.
Áreas-chave abordadas
Em resumo, o simpósio abrangeu três áreas-chave:
- Saúde e nutrição: Sublinhar o papel dos alimentos de origem animal no combate à malnutrição e no apoio a dietas equilibradas em diferentes grupos de rendimento.
- Considerações de carácter social: Centrar-se nos avanços tecnológicos, no bem-estar animal, na segurança alimentar e na importância de uma comunicação efectiva com os consumidores.
- Ecologia e ambiente: Explorar o impacto da criação de bovinos nos ecossistemas, incluindo a saúde dos solos, a biodiversidade e a gestão do carbono, tendo em conta as práticas sustentáveis.
Ler mais aqui
Fonte: APIC