A candidata de Portugal para integrar a Comissão Europeia no segundo mandato de Ursula von der Leyen (2024-2029), Maria Luís Albuquerque, chegou ao fim das provas de avaliação do Parlamento Europeu e foi ontem confirmada Comissária para a área dos Assuntos Financeiros e da União de Poupança e Investimento.
A social-democrata Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças entre 2013 e 2015, no XX Governo Constitucional liderado por Pedro Passos Coelho, foi ontem confirmada, como a nova comissária para os Assuntos Financeiros da União Europeia nos próximos cinco anos.
A audição na comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu foi muito elogiada pela presidente da mesma, Aurore Lalucq, que em conjunto com os coordenadores dos diferentes grupos políticos analisaram o desempenho e indicaram a sua aprovação.
Segundo a imprensa, Maria Luís Albuquerque terá merecido o apoio de 51 dos 57 eurodeputados que participaram na sua audição, alcançando a maioria de dois terços necessária para ser confirmada sem ter de prestar provas adicionais. “Procurei ser direta, transparente, completa e refletir as minhas convicções relativamente àquilo que considero importante”, afirmou.
A nova comissária apontou como prioridades a garantia da “estabilidade e integridade financeira” e a sua “robustez e resiliência”. “É nisso que estarei focada nos próximos cinco anos. Será preciso coragem e não tenho ilusões de que não será nada fácil, nem a nível técnico, nem a nível político”, sublinhou.
O artigo foi publicado originalmente em CAP.