Os Prémios Mundus Vini têm mais de duas décadas de prestígio a selecionar e premiar a excelência vitivinícola mundial. Convocando peritos de 40 países, avaliam os melhores vinhos mundiais de forma independente num evento internacional de prestígio. A edição 2025 não esqueceu a qualidade dos vinhos da Adega de Monção e distinguiu com a Medalha de Ouro o vinho Alvarinho Deu-La-Deu Reserva 2022 e com a duas medalhas de prata os vinhos Alvarinho Deu-La-Deu 2023 e Muralhas de Monção Branco 2024.
A Adega de Monção começou com 25 viticultores da região, seguiram-se décadas intensas de trabalho cooperativo e de investimento no território e nos seus vitivinicultores para que a produção vitivinícola da região ganhasse a preponderância que a qualidade dos seus vinhos exigia e merecia. Hoje é, reconhecidamente, uma produtora vitivinícola de excelência que, mais do que a região, conquistou o país e se expande, ainda hoje, para todos os cantos do Mundo. Os prémios conquistados dentro e fora de portas reconhecem justamente este percurso de contínua atualização, mas mantendo sempre a autenticidade da subregião de Monção e Melgaço.
O crescimento continuado da Adega de Monção coloca-a na dianteira dos que pagam melhor a uva aos seus produtores e acrescenta qualidade, inovação e marca aos vinhos que produz, tendo investido mais de 1.200.000€ na qualificação industrial e na sustentabilidade ambiental. A Adega Cooperativa de Monção dá resposta ao futuro apostando na modernização industrial que valoriza e garante a qualidade dos seus vinhos, permitindo assim uma evolução sólida e nacional e internacionalmente reconhecida, consubstanciando um legado de extrema importância assumido por todos os cooperantes da Adega de Monção para com o desenvolvimento económico e sociocultural da região dos vinhos verdes.
Armando Fontainhas, presidente da Adega de Monção, considera que “estes prémios, neste contexto de competição mundial exigente e com um júri internacional conhecido por ser especialmente rigoroso é uma homenagem ao percurso e à exigência que todos os cooperantes e produtores colocam na uva que fazem nascer e à confiança que colocam na Adega de Monção para dela fazer um vinho de reconhecida qualidade e cuidar da sua venda e promoção nacionais e internacionais. É este caminho de aposta na qualidade e na afirmação no mercado global que continuaremos a traçar todos os dias, com todos os nossos cooperantes.”
Fonte: Adega Cooperativa de Monção