A Corticeira Amorim alia-se à Niepoort no lançamento da campanha Proudly Crafted in Portugal, que visa promover a excelência e autenticidade dos produtos criados e desenvolvidos a nível nacional, contribuindo para o prestígio da marca Portugal. A iniciativa une o valioso legado e o know-how das técnicas tradicionais sustentáveis à tecnologia inovadora, dois pilares fundamentais do posicionamento de Portugal.
Neste projeto, que valoriza a produção artesanal – Proudly Crafted in Portugal -, as duas empresas promovem a união de produtos emblemáticos nacionais de elevado valor acrescentado, designadamente o vinho Coche da Niepoort, o mais exclusivo vinho branco da marca, onde predominam as castas Rabigato, Viosinho e Códega do Larinho, à rolha de cortiça natural topo de gama da Corticeira Amorim, a NDtech®, com o tratamento de superfície de origem biológica Bee W®, que combina dois produtos naturais extraordinários: a cera de abelha e a cortiça numa solução pioneira e inovadora, que melhora a consistência dos sabores e aromas do vinho, de garrafa para garrafa, em vinhos de guarda, de elevada qualidade, como é o caso de Coche 2023.
Através de um conjunto de filmes, baseados na experiência sensorial transmitida por cada um dos vinhos e associação ao seu vedante, a Niepoort conta uma história que eleva o valor acrescentado dos produtos autênticos nacionais.
No episódio The Lean Machine, que dá a conhecer o vinho Coche e a rolha de cortiça da Corticeira Amorim, destaca-se a precisão artesanal na produção de rolhas naturais, onde cada detalhe é meticulosamente trabalhado. Tal como num carro de corrida, cada elemento, desde o vinho à cortiça, é afinado ao milímetro, unindo tempo, natureza e saber num produto de grande valor acrescentado, o Coche 2023.
Proudly Crafted in Portugal não só enaltece a qualidade dos produtos envolvidos, mas também sublinha a importância da tradição e da inovação na produção vinícola e corticeira, contribuindo para, através desta associação, fomentar o valor da marca nacional e um posicionamento de excelência no mercado global altamente competitivo.
“É com enorme orgulho que nos associamos à Niepoort nesta campanha que exalta a relação entre um vinho emblemático – o Coche 2023 – e a rolha de cortiça natural da Corticeira Amorim, sublinhando a decisão enológica responsável pela última viagem deste vinho no seu tributo final de evolução.
É tudo sobre o verdadeiro significado das coisas simples: tempo, tradição, persistência, natureza, saber e autenticidade.
É nisto que acreditamos e é este o mote que nos faz progredir, geração após geração, rumo à excelência!” destaca Luis Botelho, responsável comercial da Amorim Cork no mercado nacional.
Por seu lado, Daniel Niepoort, responsável de enologia da Niepoort, afirma “A tradição não se apressa. Faz-se com tempo, paciência e respeito pela natureza. Para esta campanha, juntámos três vinhos de topo a três rolhas de corticeiras portuguesas. Porque desde a vinha até ao momento em que a garrafa é selada, tudo conta na experiência final.
No caso do Coche 2023, um branco icónico do Douro, é um tributo ao trabalho artesanal, à dedicação manual que começa na vinha e culmina no momento em que a rolha fecha a garrafa. O som das abelhas, o vento a passar entre as vinhas, a cortiça… tudo isso faz parte da identidade deste vinho.
Queremos que estes filmes sejam mais do que simples histórias. Queremos que sejam experiências que levem quem os vê ao coração da nossa filosofia: respeito pelo terroir, pelo tempo e pelos pequenos detalhes que fazem grandes vinhos.
O vinho branco Coche, com uma produção de apenas 4700 garrafas, apresenta-se como a expressão da região e das vinhas velhas de que é proveniente, plantadas em solos de micaxisto a mais de 600 metros de altitude. Um vinho pautado pelo equilíbrio entre a acidez e o volume, com o seu potencial de envelhecimento fortalecido pela rolha natural NDtech® da Corticeira Amorim, com o revestimento Bee W®.
Fonte: Corticeira Amorim