Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, verificou-se uma descida das cotações da maçã “Bravo Esmolfe” SE categoria II calibre 65-70 em 18% e calibre >70 em 13%, esta variedade de maçã tem um período de colheita mais curto relativamente às outras variedades. Verificou-se necessidade de escoar o produto, visto ser uma variedade mais perecível.
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, teve início a campanha de produção e comercialização do morango, com oferta e procura fracas.
No Ribatejo e Oeste, área de mercado Oeste, verificou-se uma subida da cotação da maçã “Royal Gala” SE categoria II calibre 65-70 caixa em 16%, ligeira diminuição da oferta.
No Algarve, teve início a campanha de produção e da tangerina “Encore”
Frutos Secos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, verificou-se uma ligeira diminuição do volume de transações de amêndoa. Cotações estáveis. Na área de mercado Mirandela, a cotação do figo seco não teve alteração. Produto apresenta boa qualidade. Concorrência de produto de Espanha.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a procura de pinhão nacional foi fraca. Cotações sem alteração significativa. Teve início a campanha de produção e comercialização da pinha.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações tiveram não tiveram alterações significativas. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
→ Aceda aqui ao documento ←
Cotações – Frutos frescos e secos – 13 a 19 de janeiro de 2025