Um estudo publicado na revista Plant Biotechnology Journal revelou um gene que influencia o peso e o enchimento do grão de trigo. Esta descoberta, possível graças à utilização de uma tecnologia de edição genética (CRISPR) abre caminho para novas estratégias de melhoramento do trigo e aumento da sua produção a nível mundial.
A investigação centrou-se na família de genes Wox, que regula fatores essenciais para o crescimento das plantas. No entanto, até agora, o impacto destes genes no rendimento de cereais como o trigo era pouco conhecido. Os cientistas focaram-se no gene TaWUS-like-5D e utilizaram a tecnologia CRISPR para editar geneticamente plantas de trigo, analisando o efeito desta alteração no peso de mil grãos (TKW).
Os resultados mostraram que as plantas editadas geneticamente, tanto com knockout simples como duplo, produziram grãos significativamente maiores e registaram um aumento de 10% no rendimento. Como o amido representa até 85% do peso seco do trigo, os investigadores concluíram que o gene TaWUS-like-5D tem um papel fundamental na regulação do TKW e no desenvolvimento do grão.
Estas descobertas podem ter um grande impacto na segurança alimentar global, permitindo o desenvolvimento de variedades de trigo mais produtivas e resistentes. Com a crescente necessidade de adaptação às alterações climáticas e ao aumento da procura mundial por alimentos, este estudo representa um avanço promissor para o futuro da agricultura.
Leia o estudo em Plant Biotechnology Journal.
O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.