No 11.º Encontro Nacional de Técnicos, organizado pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) delineou as prioridades e desafios da Agricultura na agenda europeia. O evento, que reuniu mais de 600 participantes na Aguieira, Mortágua, nos dias 26 e 27 de fevereiro, contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, que sublinhou a importância dos técnicos na modernização e desenvolvimento da agricultura nacional.
Eduardo Diniz, Diretor-Geral do GPP, participou no painel “Agricultura na agenda europeia – que respostas para os desafios emergentes?”, onde abordou as prioridades da Comissão Europeia para o período de 2024-2029. Diniz destacou as principais linhas da “Visão para o Futuro da Agricultura e da Alimentação”, comunicada pela Comissão Europeia a 19 de fevereiro, e discutiu a preparação do novo Quadro Financeiro Plurianual pós-2027.
Durante a sua intervenção, Diniz apresentou uma análise da economia europeia e dos desafios globais enfrentados pela União Europeia (UE), além de detalhar os elementos principais do debate estratégico em curso. Relativamente ao futuro, ele expôs as propostas da Comissão Europeia, as prioridades setoriais e as potenciais respostas aos riscos existentes, que serão consideradas nas negociações para a Política Agrícola Comum (PAC) pós-2027.
O Encontro Nacional de Técnicos, direcionado a técnicos de organizações agrícolas e dirigentes associativos, reforçou a importância da colaboração e do conhecimento técnico para enfrentar os desafios da agricultura moderna.
Consulte a apresentação do GPP aqui
Consulte o Documento da Comissão Europeia “Visão para o Futuro da Agricultura e da Alimentação”
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.