Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto PRR-C05-i03-I-000190 – RumiRes: Vigilância Epidemiológica e Sensibilização para as Resistências Antimicrobianas e Resíduos Medicamentosos em Pequenos Ruminantes da Região Centro, ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 1 do art.º 2º do Estatuto do Bolseiro de Investigação na redação dada pelo Decreto-lei nº 123/2019 de 28 de agosto, nas seguintes condições:
Fontes de Financiamento: O projeto é financiado pelo projeto PRR-C05-i03-I-000190 – RumiRes: Vigilância Epidemiológica e Sensibilização para as Resistências Antimicrobianas e Resíduos Medicamentosos em Pequenos Ruminantes da Região Centro
Área Científica: Ciências Veterinárias, Ciência Animal/Ciências Agrárias
Requisitos de admissão:
Estudantes inscritos num Mestrado em Ciências Veterinárias/Ciência Animal/Ciências Agrárias ou áreas afins, ou licenciados em Ciências Veterinárias/Ciência Animal/Ciências Agrárias ou áreas afins que estejam inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D.
A prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização, podendo o candidato juntar declaração de compromisso de honra em como cumpre os requisitos de admissão.
Caso o grau tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data da contratação.
Condições Preferenciais:
Constituem condições preferenciais: a experiência comprovada na área da Medicina Veterinária, Enfermagem Veterinária ou Engenharia Zootécnica; possuir carta de condução e veículo próprio e possibilidade de deslocação na região Centro; participação em atividades de investigação, demonstração e divulgação, com elevada motivação para trabalhar em equipa, capacidade organizacional, boa fluência em língua portuguesa e bom nível de inglês lido, escrito e falado.
Plano de trabalhos: Colaboração em diferentes tarefas no contexto do projeto, nomeadamente
(1) Recolha de dados sobre a utilização de antimicrobianos e antiparasitários nas explorações de pequenos ruminantes da região Centro; (2) Aplicação de questionários a Médicos Veterinários e Produtores sobre a Utilização de Antibióticos e Antiparasitários; (3) Participação em ações de sensibilização dirigidas a Médicos Veterinários e Produtores Pecuários sobre a utilização de antibióticos e antiparasitários em pequenos ruminantes; (4) Participação em ações de divulgação do projeto e (5) Elaboração de documentos diversos.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, que aprova o Estatuto do Bolseiro de Investigação, alterada pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de julho e pelo Decreto-Lei nº 123/2019 de 28 de agosto, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em Bolsas
– FCT e Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto Politécnico de Viseu, publicado no Diário da República, n.º 112, 2.ª série, de 9 de junho de 2020.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações da Escola Superior Agrária de Viseu e em explorações de pequenos ruminantes da região Centro, sob orientação científica da Professora Maria de Aires Machado Pereira.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração prevista de 6 meses, eventualmente renovável até ao o términus do projeto.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será de € 1040,98 conforme tabela de valores das bolsas em vigor fixados para esta tipologia de bolsa pela FCT. (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento da bolsa é efetuado entre os dias 20 e 30 de cada mês através de transferência para o NIB do Bolseiro indicado no Processo de Contratualização.
Métodos de seleção: As candidaturas serão avaliadas tendo em conta o mérito do candidato e o seu currículo, podendo o júri recorrer a uma entrevista onde se avaliará a capacidade de comunicação e os conhecimentos adquiridos com os trabalhos já realizados, com a respetiva valoração:
- Habilitação académica de base (30%); B. Experiência comprovada em atividades recentes de investigação, demonstração e divulgação no âmbito da área científica da candidatura (30%); C. Outros (10%); C. Entrevista (30%). Serão selecionados para a entrevista os três melhores classificados na soma dos critérios A e B.
Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Professora Carla Santos, Professora Adjunta da Escola Superior Agrária de Viseu Vogal efetivo: Professora Doutora Maria de Aires Machado Pereira, Professor Adjunto da
Escola Superior Agrária de Viseu
Vogal efetivo: Professora Doutora Joana Braguez, Professora Adjunta da Escola Superior Tecnologia e Gestão de Viseu
Vogal suplente: Professora Doutora Carmen Nóbrega, Professora Adjunta da Escola Superior Agrária de Viseu
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais do processo de seleção serão publicitados em lista ordenada afixada em local visível e público dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu; as notificações aos candidatos serão feiras através de e-mail.
Por deliberação do júri, poderá ser constituída uma bolsa de candidatos, com uma validade de 18 meses após a data de finalização do processo de seleção.
Os resultados finais ficarão sempre condicionados e sujeitos à obrigatoriedade do cumprimento do disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação.
Após divulgação dos resultados da avaliação, os candidatos dispõem de 10 dias úteis para se pronunciarem, caso entendam nos termos do Código do Procedimento Administrativo (CPA). A decisão final será tomada no prazo máximo de 15 dias úteis após a conclusão da audiência prévia dos interessados, da qual pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, após a notificação.
Modelo de contrato e de relatório final: O modelo de contrato e do relatório final a elaborar pelo bolseiro e pelo orientador, são os que se encontram anexos ao regulamento de bolsas de investigação do IPV.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 24/02/2025 a 10/03/2025 apenas sendo admitidas candidaturas dentro do prazo estabelecido.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para ipv_nbolseiro@sc.ipv.pt indicando a referência do projeto no assunto (Projeto PRR-C05-i03-I- 000190 – RumiRes – Licenciado), acompanhadas dos seguintes documentos:
- Declaração sob compromisso de honra em como o(a) candidato(a) se inscreverá até à data da contratualização num Mestrado na área científica das Ciências Veterinárias/Ciência Animal/Ciências Agrárias ou áreas afins ou em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior portuguesa, nos termos exigidos como condições de admissão, ou comprovativos das mencionadas inscrições;
- Certidão de licenciatura para os candidatos que concorram na condição de inscritos em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior em área científica das Ciências Veterinárias/Ciência Animal/Ciências Agrárias com uma ou várias unidades de I&D;
- Curriculum Vitae detalhado, com contacto telefónico, correio eletrónico e documentos considerados relevantes pelo candidato.
A seleção/seriação fica condicionada e só dará lugar a contratação efetiva se o candidato tiver entregue, até final dos prazos estabelecidos neste edital, todos os documentos necessários à contratação.
Não são aceites candidaturas entregues em mão ou por CTT.
Fonte: Politécnico de Viseu