Na edição de setembro de 2024 da revista FEED PLANET, Jaime Piçarra, Secretário-Geral da Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA), aborda a importância de estratégias pragmáticas e baseadas na ciência para a indústria europeia de rações. Sobre perspectivas conflitantes sobre sustentabilidade e inovação, Jaime Piçarra enfatiza a comunicação baseada em dados, critica as ambiciosas metas de produção orgânica da UE e destaca o potencial de soluções inovadoras, como proteínas à base de insetos.
Com décadas de experiência, Jaime Piçarra representa cerca de 80% do mercado de rações em Portugal. A IACA abrange não apenas rações compostas, mas também aditivos, pré-misturas e setores emergentes como alimentos para animais de estimação. Sob a sua liderança, a IACA colabora ativamente com a FEFAC e participa em discussões políticas na UE e na NATO, enfatizando a necessidade de uma agricultura sustentável.
Nesta entrevista exclusiva Jaime Piçarra partilhou insights sobre desafios-chave, incluindo desmatamento e resistência antimicrobiana. Destacou ainda que “ao moldar a opinião pública, é essencial que líderes de opinião e políticos baseiem as suas opiniões na ciência. ” A Sua abordagem sublinha a importância da comunicação baseada em dados para enfrentar a oposição à indústria pecuária.
Consulte o artigo na íntegra:
Versão Online (Inglês)
Versão PDF (Inglês)
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.