A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa divulgou os 15 finalistas da 2ª edição do concurso “Inventar a Alimentação do Futuro”, uma iniciativa que desafia anualmente os alunos do ensino secundário de todo o país a criarem receitas inovadoras, saudáveis, económicas e sustentáveis. A final, com a apresentação das receitas selecionadas, realiza-se a 28 de fevereiro de 2025, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde marcará presença o chef Hélio Loureiro como membro do júri.
Uma imagem com ar livre, arquitetura, céu, edifício Os conteúdos gerados por IA poderão estar incorretos.
Numa edição que contou com a participação de centenas de estudantes do ensino secundário e cerca de 50 receitas, o júri composto por professores e especialistas em ciências da nutrição e alimentação, tecnologia alimentar, análise sensorial e sustentabilidade alimentar, selecionou 15 receitas para serem apresentadas na final.
Os três pratos selecionados para prémio principal são: as “Tortilhas de Cannelloni” (a equipa As Divas da Culinária do Colégio de Gaia – Porto); o “Eco Bowl”(a equipa Boa Gente e de Boa Boca do Colégio de São Teotónio – Coimbra); e o “Carapau Confitado” (a equipa Duelo de Sabores: Carapau em Jogo do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente – Porto). Na categoria “Quintal” vão estar presentes as equipas Ferdinandos com a “Sopa de Rabo de Boi com Urtigas e Bolota” (Escola Secundária da Boa Nova – Porto); a equipa Futuro no Prato com o “Wrap do Futuro” (Escola Secundária do Entroncamento – Santarém); e as Tigresas Morenas com a “Sopa de Castanhas e Cogumelos” (Externato de S. Miguel de Refojos – Braga). Na categoria “Sabor a Mar” serão apresentados os pratos: “Ao Ritmo das Ondas do Mar” (a equipa A(mar da Escola Secundária João da Silva Correia – Aveiro); “Luminosidade do Mar” (a equipa Os Perna de Pau do Externato Senhora do Carmo – Porto); e “Atunabatata” (a equipa Paprika da Escola Secundária do Entroncamento – Santarém). Na categoria “Sci-fi” foram selecionados os pratos: “Space Lunch” (Revivorar da Escola Secundária de Santa Maria da Feira – Aveiro); “Space Sardines” (RibaSpace do Colégio Ribadouro – Porto); “Pota Celestial” (Sabor Wars do Externato Senhora do Carmo – Porto). Na categoria “Street Food” serão apresentados os pratos: “Hambúrguer do Quintal” (a equipa Bragadinhas da Escola B+S PE/C Bispo D. Manuel Ferreira Cabral – Madeira); “Wrap Dois Ambientes” (a equipa Green Chefs do Externato Marista de Lisboa – Lisboa); e o “Ribacrunch” (a equipa Nutrigirls do Colégio Ribadouro – Porto).
Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, destaca a importância desta iniciativa: “O concurso ‘Inventar a Alimentação do Futuro’ evidencia o talento e a inovação dos jovens, promovendo o pensamento crítico sobre a alimentação e incentivando a utilização de ingredientes sustentáveis. Estes participantes estão a explorar as oportunidades e limites com que as próximas gerações vão ter de viver.”
A final do concurso ‘Inventar a Alimentação do Futuro’, organizado pela Escola Superior de Biotecnologia, realiza-se a 28 de fevereiro, entre as 12h00 e as 18h00, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Mais informações sobre o concurso disponíveis em: https://esb.ucp.pt/inventar
Fonte: Universidade Católica Portuguesa no Porto