A FNAP, em parceria com CNEMA e a Feira Nacional da Agricultura organiza a 16º edição do Concurso Nacional de Mel, que decorrerá nos dias 10 e 11 de abril, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, com as inscrições e receção dos méis a concurso a decorrer até dia 24 de março.
Ano após ano, os méis trazidos a Concurso pelos produtores portugueses têm representado o que de melhor se faz na Apicultura nacional. A diversidade e a variedade dos méis premiados, associada à sua qualidade, tem permitido reconhecer o Concurso Nacional de Mel como a principal e mais destacada montra do Mel Português.
Enquanto produto do Mundo Rural o mel reflete a riqueza ambiental e paisagística dos territórios e a vontade e resiliência das suas gentes. O Mel traz mais valias à economia local, constituindo-se atualmente como um produto de valor acrescido nas exportações do setor agrícola. O mel é também um alimento natural que deve integrar uma alimentação saudável.
A presente edição do Concurso voltará a avaliar o Mel nas categorias “Mel proveniente da região Continental ”, “Mel proveniente de região insular: Açores e Madeira”, assim como “Mel produzido em Modo Convencional” e “Mel produzido em Modo de Produção Biológico”. Em cada uma destas categorias, o mel será classificado de acordo com a sua origem, permitindo dessa maneira valorizar a diversidade e a riqueza dos méis portugueses. Introduzimos ainda a Classe de «Mel de Melada» cuja valorização no mercado é crescente, pelas suas características organolépticas e nutricionais.
As origens consideradas são as seguintes:
- Alecrim (Rosmarinus officinalis)
- Castanheiro (Castanea sativa)
- Eucalipto (Eucaliptus spp.)
- Incenso (Pittosporum undulatum)
- Laranjeira (Citrus spp.)
- Medronheiro (Arbutus unedo)
- Rosmaninhos (Lavandula stoechas; Lavandula pedunculata e Lavandula viridis)
- Urzes (Erica spp.)
- Outros monoflorais, a especificar pelo concorrente.
- Mel multifloral
- Mel de Melada
A edição de 2025 concederá quatro tipologias de prémios, que correspondem aos seguintes níveis de reconhecimento da qualidade dos produtos: Platina, Ouro, Prata e Bronze.
- Platina: mel de excecional qualidade que atende perfeitamente aos critérios de sua categoria. Esses méis são os dignos representantes de sua classe, ou seja, recolhem pontuações situadas no intervalo de [91 a 100] pontos;
- Ouro: mel de altíssima qualidade que cumpre de forma destacada os critérios de sua categoria. Esses méis são os excelentes representantes de sua classe, ou seja, recolhem pontuações situadas no intervalo de [84 a 90] pontos;
- Prata: mel de alta qualidade que atende aos critérios de sua categoria, existindo, no entanto, algumas pequenas imperfeições que não prejudicam o seu valor. Recolhem pontuações situadas no intervalo de [76 a 83] pontos;
- Bronze: mel de qualidade que atende aos critérios de sua categoria. No entanto, contém imperfeições que impedem que este mel se considere como um mel a destacar. Recolhem pontuações situadas no intervalo de [66 a 75] pontos.
Para formalizar a inscrição, devem consultar o Regulamento e preencher o Boletim de Inscrição.
A inscrição será oficializada após receção do Mel até dia 24 de março de 2025 (data do envio), pelo correio, transportadora ou entregues em mão, acompanhados do respetivo Boletim de Inscrição (Anexo 1); Ficha de Produto (Anexo 2) e Declaração do Modo de Obtenção MPB (Anexo 3), em envelope fechado, na seguinte morada:
- Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A.
- Secretariado do Concurso Nacional de Mel 2025
- Quinta das Cegonhas – Apartado 331
- 2001-904 Santarém
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.