A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) assinala, através de uma sessão comemorativa a ter lugar no dia 30 de abril, com início pelas 15h00, o seu 138.º aniversário.
Este ano, o programa dá destaque à componente da investigação, com a realização de uma mesa-redonda, para a qual estão convidados cinco alumni desta instituição de ensino superior, bem como com a visita a diversos projetos de investigação em curso na Escola, instalados próximo do AgroBioTech – Centro de Inovação e Produção em Agricultura Sustentável da ESAC, edifício do Ovil, local escolhido para realizar as comemorações. Subordinada ao tema “Investigação na ESAC: um impulso para o futuro”, a mesa-redonda será moderada por Marta Henriques, Diretora do Instituto de Investigação Aplicada (I2a) do IPC, e conta com a participação de André Pereira, Cláudia Brites, Érica Castanheira, João Gonçalves e Verónica Oliveira, que falarão do seu percurso na ESAC e a diferença ou influência que essa experiência teve na sua vida profissional.
A sessão comemorativa é igualmente ocasião para o reconhecimento à Comunidade da ESAC – onde se incluem a homenagem aos aposentados e a apresentação dos novos trabalhadores –, assim como para divulgação do vencedor do concurso de fotografia “Estudar (n)a Natureza” 2025.
A sessão conta ainda com as intervenções do Presidente da ESAC, Rui Amaro, e da Presidente da Associação de Estudantes da ESAC, no momento de abertura, e do Presidente do IPC, Jorge Conde, no encerramento.
O programa da sessão culmina com uma Jeropiga de Honra, acompanhada pela atuação da VitisTuna – Tuna Mista da ESAC.