Quais são as principais doenças que afetam as oliveiras em Portugal, e como elas impactam a produção de azeite? Porque é que a bactéria 𝘟𝘺𝘭𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘧𝘢𝘴𝘵𝘪𝘥𝘪𝘰𝘴𝘢 representa uma ameaça tão grande para os olivais e para os olivicultores? Quais as medidas de prevenção e controlo recomendadas para evitar a propagação desta bactéria? Como se está a inovar na monitorização e gestão de doenças nos olivais e da 𝘟𝘺𝘭𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘧𝘢𝘴𝘵𝘪𝘥𝘪𝘰𝘴𝘢?
Estas são algumas das perguntas às quais se pretende dar resposta no webinar “Doenças da Oliveira e 𝘟𝘺𝘭𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘧𝘢𝘴𝘵𝘪𝘥𝘪𝘰𝘴𝘢”, promovido pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), que decorre já na próxima terça-feira, 1 de abril, a partir das 10h30, e onde serão abordados estes e muitos outros temas!
A diretora do Departamento de Monitorização e Diagnóstico do InnovPlantProtect, iLaria Marengo será uma das oradoras do webinar que apresentará a plataforma para a monitorização da bactéria 𝘟𝘺𝘭𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘧𝘢𝘴𝘵𝘪𝘥𝘪𝘰𝘴𝘢, desenvolvida pela nossa equipa, e que está a ser utilizada a nível nacional pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A participação na sessão é livre, mas é necessária inscrição prévia. Pode inscrever-se aqui.
Consulte o programa completo na imagem abaixo.
Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto Da Oliveira à Mesa, promovido pela CEPAAL, e financiado pelo PDR 2020. A plataforma de monitorização foi desenvolvida no âmbito do projeto SNM_XylellaVt – Sistema Nacional de Monitorização de Insetos Vetores da 𝘟𝘺𝘭𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘧𝘢𝘴𝘵𝘪𝘥𝘪𝘰𝘴𝘢, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O artigo foi publicado originalmente em InnovPlantProtect.