A Federação Agrícola dos Açores demonstra a sua solidariedade e apoio aos produtores de leite da Graciosa, na sequência da concentração junto da fábrica da Pronicol, em protesto pelo baixo valor pago pelo leite, por esta indústria, como já foi publicamente referenciado inúmeras vezes pela Federação Agrícola dos Açores.
De acordo com o Presidente da Federação, Jorge Rita, esta não é uma situação nem justa, nem digna para os produtores, e é lamentável que as ilhas Graciosa e Terceira, que estão ligadas à Lactogal, recebam em média, cerca de menos 10 cêntimos, do que a nível nacional. A revisão do preço do leite pago ao produtor é fundamental para fazer face aos custos de produção e um justo reconhecimento da capacidade e esforço demonstrados na sua atividade. Alguns dos produtos lácteos desta indústria, são reconhecidos a nível nacional e internacional, premiando a sua excelente qualidade, que estão consolidados no mercado, por tudo isto, esta é uma reivindicação justa.
A Federação Agrícola dos Açores, reconhece também a importância do Governo Regional dos Açores, que em articulação conjunta, têm assumido um papel importante na luta dos interesses do setor agrícola açoriano, como aliados da produção leiteira da região e defesa de condições justas para os agricultores dos Açores.
A importância económica da agricultura açoriana permanece, não só pela nossa capacidade e gosto de produzir produtos de excelência, mas fundamentalmente pela nossa contribuição para a balança comercial dos Açores. A valorização do setor agrícola é uma realidade, para que possamos continuar a evoluir, neste sentido a Federação Agrícola dos Açores não podia deixar de demonstrar a sua solidariedade aos nossos colegas agricultores nesta situação injusta e demonstrativa de insatisfação e preocupação.
Fonte: Federação Agrícola dos Açores