DGADR promove primeira edição de 18 a 27 março.
O curso “ProAguas Regadio” destina-se a responsáveis das entidades gestoras, profissionais do setor agrícola, técnicos de entidades públicas e privadas, e decisores ligados à gestão da água.
O curso é realizado presencialmente, nas instalações sede da DGADR, em Lisboa, focado na gestão do regadio para a promoção da eficiência e sustentabilidade, pretende dotar os participantes inscritos de conhecimentos aprofundados sobre temas emergentes no setor, entre os quais: a organização, a sustentabilidade económico-financeira e ambiental, a segurança de obras hidráulicas, a Eficiência hídrica e Eficiência do setor, bem como todo o quadro regulamentar em vigor
Abrangendo 7 tópicos e 25 módulos, com uma duração de 42 horas, a formação “ProAguas Regadio” é composta por um corpo de formadores especializados, entre quadros superiores da DGADR, Investigadores do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), da Associação Lis-Water – Lisbon International Centre for Water, Docentes do Ensino Superior e convidados relevantes do setor da agricultura. O Programa inclui também visitas técnicas.
No final do curso, os formandos terão uma visão global sobre o serviço de abastecimento de água para regadio, sobre os processos organizacionais, regulamentação aplicável, recomendações práticas e foco na eficiência.
O curso pretende ainda potenciar o networking e o desenvolvimento de uma agricultura com sustentabilidade económica, com responsabilidade ambiental e compromisso social e terá uma segunda edição, já agendada para o próximo mês de outubro.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.