O setor agrícola em Portugal e na Europa enfrenta desafios sem precedentes. A nova Política Agrícola Comum (PAC), a exigência por práticas agrícolas mais sustentáveis e a disrupção tecnológica estão a redefinir a forma como as empresas agrícolas operam. Além disso, a concorrência global impõe uma necessidade cada vez maior de eficiência, competitividade e inovação das empresas nacionais. Desta forma, é fundamental que os empresários se munam das melhores ferramentas estratégicas, tecnológicas e de produção e apostem em conhecimentos de ponta em Gestão e Inovação, promovidos pelas Universidades.
A formação setorial em Gestão e Inovação para o setor agrícola e agroalimentar, desenvolvida pelas Escolas de Negócios, assume um papel crucial para garantir que os empresários e os profissionais portugueses do agronegócio acompanham estrategicamente as mudanças no setor, garantindo a sua adaptação e evolução.
A CATÓLICA-LISBON é uma das Escolas que tem apostado em formação para o setor do agronegócio e, pelo 4º ano consecutivo, lança o seu programa executivo “Strategic Agribusiness Management“, com início em 21 de março, para dar uma resposta clara aos desafios da PAC e garantir o acesso às melhores e mais recentes ferramentas de gestão e inovação aplicadas ao setor. O Programa, sob a direção do Professor Filipe Ravara, é ministrado por uma equipa de docentes altamente especializados, composta por académicos e profissionais com ampla experiência no setor. Conta também com convidados de grande relevância do setor agrícola e agroalimentar, que integram as várias mesas redondas ao longo do programa. Adicionalmente, é um programa imersivo que, além das sessões presenciais em sala, engloba duas visitas de campo a explorações de referência agrícola e agroindustrial.
O programa capacita gestores e empresários do setor agrícola com ferramentas estratégicas e operacionais, fundamentais para uma tomada de decisão informada. Aborda temas ligados à gestão, inovação, sustentabilidade, investimento, financiamento, risco, competividade e internacionalização e prepara as empresas para os principais desafios e oportunidades do setor:
- Avaliar investimentos e identificar oportunidades de financiamento;
- Conhecer as regulamentações europeias do setor e os apoios comunitários disponíveis;
- Conhecer modelos de produção mais eficientes através da agricultura de precisão, automação e inteligência artificial;
- Identificar e gerir riscos no setor;
- Integrar inovação nos processos operacionais;
- Enfrentar a concorrência global através da eficiência operacional e da diferenciação;
- Conhecer modelos de cadeias de valor mais eficazes, com logística otimizada.
Acreditamos que a aposta no desenvolvimento destas competências no setor agrícola, permitirá que as empresas retirem o máximo proveito das oportunidades que moldarão o futuro da agricultura em Portugal.
Fonte: Católica Lisbon