
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha identificou um ninho de vespa velutina, na localidade de Casal das Hortas – Carvalhal Benfeito, concelho de Caldas da Rainha.
Após uma denúncia a dar conta da existência de vespas velutinas naquela localidade, os militares lograram identificar o ninho, que se encontrava localizado num ramo de um Sobreiro Quercus suber a cerca de 15 metros do solo. No seguimento das diligências, foi informada a Proteção Civil de Caldas da Rainha e o ninho foi destruído através de intervenção química (feromonas) e com recurso a sistemas mecânicos para injeção no ninho (cana de carbono).
Em comunicado o Gabinete de Imprensa da GNR refere igualmente que a Vespa velutina é uma espécie não indígena, predadora natural das abelhas e outros insetos, o que pode eventualmente originar a médio prazo impactos significativos na biodiversidade, em particular nas espécies de vespas nativas e nas populações de outros insetos, representando um risco para a apicultura, para a produção agrícola e para o ambiente, tendo por todos estes riscos, sido classificada, em julho de 2016, como espécie exótica invasora de preocupação para a União Europeia.
A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa velutina deverá ser comunicada através da linha SOS Ambiente e Território – 808 200 520. Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita; ou por inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal www.sosvespa.pt, acessível a partir dos portais da Direção Geral de Veterinária e Alimentação, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, das Direções Regionais de Agricultura e Pescas, do SEPNA/Guarda Nacional Republicana e das Câmaras Municipais respetivas.