Observatório de Preços disponibiliza dados sobre a evolução dos valores, desde a produção até ao consumidor final, de um cabaz de 26 produtos alimentares, considerados “representativos nas fileiras selecionadas como ovos, frutas, azeite ou laticínios”.
O Ministério da Agricultura e da Alimentação apresentou, esta quarta-feira, no âmbito da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA) o Observatório de Preços, que permite a consulta de dados sobre a evolução dos preços, desde a produção até ao consumidor final, de um cabaz de 26 produtos.
A apresentação marca o lançamento oficial do portal criado para o efeito e que vai “disponibilizar, mensalmente, informação atualizada, sobre os preços registados da produção ao consumo referentes a um cabaz de 26 produtos alimentares” considerados “representativos nas fileiras selecionadas como ovos, frutas, azeite ou laticínios”.
“O Observatório de Preços reforça os mecanismos de transparência e contribui para um acompanhamento eficaz dos preços, da primeira venda ao preço efetivamente pago pelo consumidor”, afirmou a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, citada num comunicado, enviado às redações.
“Queremos identificar os principais fluxos e pontos ao longo da fileira para recolha de informação sobre os custos da atividade e caracterização das componentes da formação do preço e margens líquidas e, com isso, dar suporte à formulação das políticas no setor agroalimentar”, sustentou.
A reunião da PARCA, ainda decorre, à porta fechada.
Tomam […]