Está em período de consulta pública a iniciativa GreenData4All, da Comissão Europeia, criada com o objetivo de tornar os dados ambientais mais disponíveis, acessíveis e reutilizáveis, é considerada crucial para dar suporte à transformação verde e digital da Europa. Nesta fase, pretende-se obter o feedback de todas as partes interessadas, incluindo cidadãos da UE, especialistas em dados ambientais e geoespaciais dos Estados-Membros, empresas, ONGs, academia e parceiros internacionais. A consulta está aberta até 30 de abril de 2025 e as submissões podem ser feitas em todos os 24 idiomas da UE.
Com esta consulta, a CE visa recolher opiniões das partes interessadas, sobre as questões identificadas na avaliação da Diretiva INSPIRE, os desafios associados a um cenário de dados europeu em rápida evolução e as possíveis abordagens políticas para lidar com essas questões. A consulta também pretende reunir evidências e dados para identificar e avaliar opções políticas no âmbito da futura Diretiva.
A iniciativa «GreenData4All – Regras atualizadas em matéria de dados geográficos ambientais e de acesso a informações sobre o ambiente» ajudará a concretizar a transformação ecológica e digital da Europa atualizando as regras da UE em matéria de dados geoespaciais ambientais e de acesso público a informações sobre o ambiente. Tem por objetivo: permitir uma maior partilha de dados entre os setores público e privado e com o público em geral e explorar plenamente os benefícios da partilha de dados para a inovação baseada em dados e a tomada de decisões fundamentadas.
Participações possíveis através deste link.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.