A partir de dia 27 de fevereiro, uma depressão com expressão em altitude, irá ficar centrada a sudoeste de Portugal Continental, afetando assim o estado do tempo no período compreendido entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, incluindo assim a época de Carnaval, embora com maior impacto até dia 1 e na região Sul.
Deste modo, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros no dia 27, inicialmente nas regiões do litoral e que se estenderão gradualmente às regiões do interior ao longo do dia, sendo mais frequentes e intensos nas regiões do Centro e Sul e até dia 28 de fevereiro, em especial no Baixo Alentejo e Algarve, onde poderão ser acompanhados de trovoadas ocasionais. Existe, no entanto, incerteza na distribuição espacial e temporal da precipitação dado que vai depender da localização da referida depressão.
Adicionalmente, prevê-se queda de neve acima de 1600 metros de altitude no dia 27 e até final da manhã de dia 28.
O vento será fraco a moderado de sul/sueste, rodando para o quadrante leste no dia 28, e soprando mais intenso nas terras altas.
A temperatura irá sofrer algumas oscilações, devendo a temperatura mínima variar entre 7 a 10°C no litoral e entre 0 e 7°C no interior. A temperatura máxima deverá apresentar valores entre 14 e 18°C nas regiões do litoral, e entre 12 e 17°C no interior.
Com o enchimento da referida depressão, prevê-se que os aguaceiros ocorram de forma cada vez mais dispersa e menos frequente nos dias 3 e 4 de março e apenas na região Sul.
Fonte: IPMA
IPMA: Previsão especial para o período de Carnaval em Portugal Continental – Comunicado n.º1