MARTINHO é o nome atribuído pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) a uma depressão que às 12UTC de dia 20 de março se prevê estar centrada aproximadamente em 44°N e 13°W, com uma pressão atmosférica no seu centro de 984hPa, influenciando o estado do tempo em Portugal continental, em especial até à manhã de dia 20.
Assim, prevê-se ocorrência de precipitação persistente e por vezes forte a partir do final da tarde de dia 19, inicialmente no litoral a sul do Cabo Mondego, estendendo-se gradualmente às restantes regiões do Sul e Centro. Até dia 21, o acumulado total de precipitação deverá variar entre 70 e 100 mm nas regiões Centro e Sul, podendo ser localmente superior no litoral Centro. Esta precipitação deverá ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do dia 20, baixando a cota para os 1200/1400 metros de altitude no dia 21.
O vento soprará do quadrante sul com rajadas até 95 km/h, em especial no litoral, podendo atingir os 115 km/h nos distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria durante a noite de 19 para 20, e até 120 km/h nas terras altas.
A agitação marítima será forte, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, temporariamente com 5 a 5,5 metros na costa ocidental durante a noite de 19 e até à manhã de dia 20.
Devido a este evento foram já emitidos avisos de nível laranja para agitação marítima, vento e precipitação, prevendo-se um desagravamento a partir da manhã do dia 20.
Tendo em conta a incerteza na evolução da depressão MARTINHO aconselha-se o acompanhamento das atualizações das previsões e dos avisos meteorológicos.
Este será o último comunicado referente a esta situação.
Fonte: IPMA