HERMINIA é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha) a uma depressão que às 12UTC de hoje, dia 26 de janeiro, estava centrada a oeste das ilhas Britânicas, aproximadamente em 52°N 20°W, com uma pressão atmosférica no centro de 953hPa, em deslocamento para nordeste.
Portugal continental já está a ser afetado pelo sistema frontal associado à depressão HERMINIA, com ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, vento forte com rajadas até 90 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas das regiões Norte e Centro e a agitação marítima forte também já se faz sentir na faixa costeira ocidental.
Assim, a precipitação irá continuar até à manhã de dia 28, sendo o período mais gravoso na noite de 26 para 27, ou seja, domingo para segunda-feira. Esta precipitação poderá ocasionalmente ser acompanhada de trovoada. O vento vai continuar a soprar moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 90 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas do Norte e Centro.
Após a passagem da superfície frontal fria durante o dia 27, a precipitação passa a regime de aguaceiros, que serão de neve em algumas serras do Norte e Centro.
A agitação marítima na costa ocidental a norte do Cabo Espichel irá atingir 7 a 8 metros de altura significativa entre a tarde do dia 27 e a manhã de dia 28, com altura máxima até 14 metros. Na costa ocidental a sul do Cabo Espichel, as ondas poderão atingir 7 metros de altura significativa nos dias 27 e 28, podendo atingir altura máxima até 11 metros.
Este será o último comunicado sobre esta situação meteorológica.