Vamos ao golfe. Mais de metade dos campos estão no Algarve, região em alerta vermelho por falta de água. Apenas dois são regados com águas das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR)
Não se assuste a cara leitora, o insigne leitor: o título deste texto não introduz uma cedência à silly season. Jogar golfe é efetivamente aborrecido, mas deixemos esse tema. O Governo português anunciou uma série de medidas para combater a seca em Portugal. No Algarve, região sob alerta máximo, a agenda passará por cortar o consumo de água para rega de empreendimentos turísticos e campos de golfe. Parece que, dos 40 campos de golfe do Algarve, 38 são regados com água potável. Este também é o Estado da Nação.
Portugal atravessa a seca mais grave do século, no quinto ano consecutivo com falta de chuva. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para a baixa percentagem de água no solo em todo o território. No último dia do mês de maio, 97,1% do território português estava em seca severa. Julho trouxe um aumento da área em seca extrema, em particular nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Beja e Faro.
A seca é a maior ameaça ao futuro do País. É um sufoco estrutural, agravado ano após ano pelas alterações climáticas, acelerado por décadas de más políticas, intimamente ligado ao fenómeno dos incêndios, à deflorestação, à perda […]