O CERCA teve a sua assembleia-geral ordinária no dia 12 de março, na sede da sua associada, a Associação Agrícola de São Miguel.
Nesta assembleia foram aprovadas por unanimidade as contas do exercício de 2024 e de seguida, procedeu-se ao ato eleitoral do triénio 2025-2028.
Foi apresentada uma lista única e que teve o voto unânime na reeleição de Jorge Rita como presidente da direção, através da sua presidência na Federação Agrícola dos Açores.
Na presidência da Mesa da Assembleia-Geral, mantém-se o IAMA (Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas) enquanto o que o Conselho Fiscal irá ser presidido pela Associação de Criadores da Raça Aberdeen-Angus Portugal.
Para Jorge Rita, esta reeleição tem como principal objetivo a valorização e continuação do aperfeiçoamento de mecanismos de promoção, aconselhamento e análise dos mercados visando o fortalecimento da fileira competitiva da carne dos Açores, alicerçada num modo de produção sustentável de carne de excelência e que apresenta um grande potencial de progresso, similarmente, irá investir na aposta na formação de profissionais do setor, com a transferência de conhecimentos que potencie a produção, a indústria e o consumo de carne, num período que a bovinicultura de carne assume cada vez mais importância como fileira/complemento à produção leiteira.
COMPOSIÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIIAS TRIÉNIO 2025-2028
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: IAMA (Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas) 1º Secretário: Associação de Agricultores da Ilha de Santa Maria
2º Secretário: Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de Carne da Ilha Terceira
DIRECÇÃO
Presidente: Federação Agrícola dos Açores 1º Vogal: Quinta dos Açores
2º Vogal: Cooperativa União Agrícola Florentina CONSELHO FISCAL
Presidente: Associação de Criadores da Raça Aberdeen-Angus Portugal 1º Vogal: Associação de Agricultores da Ilha do Pico
2º Vogal: Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses
Fonte: CERCA