No ano em que se celebram 20 anos da aclamação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Património da Humanidade, o Município apoiou a edição da mais recente obra de Isabel Nolasco e Cláudia Gomes Ávila sobre este rendilhado lávico, numa homenagem à História e às Gentes que dão vida a este incontornável legado.
A Biblioteca da Madalena acolheu, na passada sexta-feira, o lançamento do livro “Da Vinha do Vinho”, de Isabel Nolasco e Cláudia Gomes Ávila.
Resultado de uma exaustiva pesquisa, a obra apresentada por Cláudia Lopes, reúne nas suas 350 páginas um vasto espólio fotográfico, assim como informações diversas sobre a história, a paisagem, a arquitetura e património, os produtores de vinho, as diferentes castas e o enoturismo da Ilha Montanha, entre outros dados de grande relevo.
Enaltecendo a importância da obra, Catarina Manito, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, felicitou as autoras pela iniciativa e por “preservarem a memória deste serpenteando lávico, onde se esculpe a nossa mais genuína identidade”.
Para a Autarca “importacelebrar a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, hoje e sempre! Importa valorizar, contínua e permanentemente, a nossa História, a nossa identidade, as nossas gentes! Este Povo, nascido em berço de lava e de sonho, cuja resiliência e a vontade férrea nos devem servir de exemplo e de inspiração para o futuro!”
O serão cultural foi ainda abrilhantado pela atuação de Márcio Costa, professor do Centro de Formação Artística, terminando com uma sessão de autógrafos e um Pico de Honra, oferecido pelo Município, num brinde ao sucesso da obra e da valorização da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.