O projeto de investigação mEATquality, financiado pelo programa Horizon 2020, está a analisar as atitudes, perceções e preferências dos consumidores europeus em relação à produção sustentável de carne. O projeto foca-se na gestão e alojamento de frangos de corte e porcos, investigando como práticas de criação extensiva, como dieta, genética e densidade de lotação, afetam a qualidade da carne.
O objetivo do mEATquality é fornecer aos consumidores carne de porco e frango de melhor qualidade, abrangendo explorações convencionais, biológicas e sistemas ao ar livre. O projeto promove práticas de criação que consideram a sustentabilidade e o bem-estar animal, informando os consumidores sobre a relação entre os métodos de produção e a qualidade da carne através de tutoriais educativos, vídeos e a base de dados EU Meat.
Em 2025, será lançada a mEATquality Sustainability App, que aconselhará os produtores sobre a extensificação dos seus sistemas de criação, ajudando-os a tornar as suas explorações mais sustentáveis em termos de bem-estar animal, aspetos económicos e ambientais.
Os parceiros do projeto também desenvolverão um novo protocolo para avaliar a resiliência económica das explorações e uma técnica inovadora para analisar hormonas de stress em penas de frango e pelos de porco, apoiando os agricultores na monitorização do bem-estar animal.
Hans Spoolder, coordenador do projeto, destaca a importância de fornecer aos consumidores informações corretas sobre a produção de carne para que possam tomar decisões conscientes no supermercado.
Saiba mais sobre este projeto aqui
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.