Quais os produtos que se aplicam na agricultura? O uso de pesticidas é controlado? Já ouviste falar em segurança alimentar?
O assunto é sério porque é sério o que o nosso corpo ingere, mastiga, processa. É uma questão de saúde pública. Por isso, convém escavar e ir à raiz para perceber como tudo se interliga. O que se semeia nos campos é tratado na cozinha. O que se usa na agricultura tem impacto no que chega ao prato. É um caminho com várias etapas. E, no fim de tudo, queremos que a comida que chega à mesa seja segura sem sequer pensarmos nisso. Caso contrário, é um problema. Um alimento não seguro é impróprio para consumo e faz mal à saúde.
Sementes, fertilizantes, adubos
Os campos precisam de solo fértil, raios de Sol e outros produtos para que as sementes lançadas à terra nasçam e deem fruto. A agricultura é feita desta fibra e das graças e maravilhas da Natureza. Há, porém, outros “ingredientes” que aumentam a produtividade das culturas – batatas, cebolas, cenouras, tomates, alfaces, laranjas, maçãs – para que nunca nos falte alimento. Os fertilizantes são um exemplo. Feitos de materiais sintéticos produzidos em laboratório para fornecer nutrientes essenciais ao desenvolvimento do que é semeado na terra. Mas, atenção, fertilizante e adubo não são a mesma coisa. O adubo é feito de material orgânico, tem substâncias que se encontram na Natureza. O fertilizante é produzido artificialmente. Entretanto, com o avanço da tecnologia, surgem novos produtos como os bioestimulantes de plantas, feitos de extratos de elementos naturais, como algas do mar.
Minerais […]