É objetivo do seminário destacar os principais desafios para o desenvolvimento sustentável para Portugal e em particular para a região Centro, propondo caminhos em termos económicos, sociais e ambientais no sentido de se adotar uma atitude proactiva para promover a competitividade agrícola, através de um debate aberto e público dos problemas e das soluções que se podem colocar a curto e a médio prazo.
A economia circular é um conceito que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, substituindo o fim de vida por fluxos circulares.
O regadio faz parte desse ciclo de vida e a água tem por si mesmo um ciclo de vida circular e não linear, seja pela sua própria natureza, seja pela sua transformação, que permite obter dos recursos naturais produtos agroalimentares.
A utilização dos recursos naturais como a água e o solo, escassos por natureza, tem de ser cada vez mais considerados neste conceito estratégico para um desenvolvimento económico sustentável, permitindo à agricultura ser um pilar não só no desenvolvimento económico, mas também e essencialmente no desenvolvimento sustentável e contribuir de forma ativa para o equilíbrio ambiental.
Inscrição gratuita, mas obrigatória
Informações: Prof. Fátima Lorena de Oliveira (foliveira@esac.pt)
→ Inscrição ←
Com direito a certificado de presença no evento
