A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), promotora do projeto do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda – AgriHub, anuncia lançamento do concurso público para a empreitada de Requalificação das antigas Oficinas de Mecanização Agrária da Tapada da Ajuda, em Lisboa.
O Anúncio de procedimento n.º 6859/2025, de 18 de março, publicado em Diário da República, formaliza o lançamento da empreitada de requalificação, com um preço base no valor de cerca de 1,6 milhões de euros, local onde ficará instalado o novo Polo de Inovação da Tapada da Ajuda – AgriHub. O prazo estabelecido para apresentação de propostas termina a 17 de abril de 2025.
O AgriHub será um importante polo de investigação e inovação do setor para potenciar o desenvolvimento de soluções inovadoras que aumentem a eficiência, produtividade e sustentabilidade da agricultura em Portugal.
O complexo será composto por um Hub Experimental, uma Oficina de Realidade Virtual, um Auditório de Realidade Virtual, um Laboratório de Formação e Estúdios Técnicos. Com capacidade para 46 postos de trabalho, o projeto prevê a recuperação e modernização de infraestruturas já existentes num investimento total de 2,2 milhões de euros, que reforça a Rede de Inovação, conforme a Agenda de Inovação 2030 – Terra Futura, do Ministério da Agricultura e Pescas.
A DGADR, é Entidade Coordenadora do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda – AgriHub e sua beneficiária final. É responsável pela gestão administrativa e executiva do projeto e pela coordenação das suas atividades e ações. A Comissão Executiva é composta pela DGADR, Instituto Superior de Agronomia (ISA) e NOVA Information Management School (NOVA IMS).
O futuro Hub Experimental é financiado no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visa aliar tecnologia à produtividade e sustentabilidade no setor da Agricultura.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.