O mais recente episódio do podcast ‘Agricultar’ já se encontra disponível e aborda os principais desafios e o futuro do olival em território nacional.
Neste episódio, estivemos à conversa com Susana Sassetti, diretora-executiva da Olivum, e Marisa Juan-Dulac, diretora-técnica da Todolivo Portugal, para uma análise aprofundada do estado atual do setor, das perspetivas de evolução e do papel que o olivoturismo poderá ter na preservação do olival tradicional.
Portugal ocupa o 6.º lugar na lista de maiores produtores do mundo de azeite, mas tudo indica que muito em breve chegará ao top 3. A revolução da alta densidade nos últimos anos, aliada à tecnologia, possibilitou um crescimento e robustecimento dos players do setor, tornando o olival numa das culturas mais atrativas para investir.
Se há 15 anos a revolução estava na plantação de olivais em sebe, atualmente a reconversão faz-se com compassos mais alargados, com novas variedades mais adaptadas e resilientes e até olivais em sequeiro, para regiões onde o regadio se torna inviável, sempre numa lógica de otimização da rentabilidade do olivicultor.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.