O vereador do Sempre – Movimento Independente Luís Correia acusou hoje o presidente da Câmara de Castelo Branco de “inoperância” em relação à construção da barragem do Barbaído e do Regadio Gardunha Sul.
O ex-presidente da Câmara e líder do Sempre criticou, em conferência de imprensa, o atual líder da Câmara Municipal de Castelo Branco, o socialista Leopoldo Rodrigues, de em três anos de mandato “nada ter concretizado em relação à barragem do Barbaído”.
“Apenas tem lançado o medo do fantasma da falta de água através de uma retórica que demonstra que apenas nada foi feito”, frisou.
Durante a campanha eleitoral das últimas eleições autárquicas de 2021, Leopoldo Rodrigues reafirmou a intenção de construir a barragem do Barbaído.
“Já dissemos várias vezes que temos a intenção de construir a barragem do Barbaído no sentido de colmatar aquilo que podem ser as carências de água para consumo humano”, afirmou, então, o autarca.
O Sempre – Movimento Independente questionou a postura assumida pelo presidente do município de Castelo Branco em relação a estes dois projetos.
“Se, ao longo do mandato, o presidente da Câmara afirmou que a barragem do Barbaído seria uma realidade, porque é que ainda está a colocar em causa a construção da barragem e do regadio [Gardunha Sul – Bloco da Marateca]”.
Luís Correia disse que “não se compreende de todo” que perante as afirmações de Leopoldo Rodrigues e passado tanto tempo “nada tenha sido concretizado”.
“Diz uma coisa e o seu contrário. Passado este tempo estamos no mesmo ponto que estávamos no início de mandato”, sublinhou.
O Sempre – Movimento Independente acusou o presidente da Câmara de Castelo Branco de “incoerência no discurso” e de “não ter feito nada ao longo destes três anos”.
“Aquilo que percebemos é que provavelmente nem vamos ter barragem do Barbaído nem Regadio Gardunha Sul. Depois de tanta propaganda ao longo deste mandato, o executivo socialista já entra em contradição com ele próprio e pior do que isto já não acredita na concretização das promessas que faz”, sintetizou.
O Sempre concluiu que o executivo socialista revela “uma inoperância total” em relação a estas matérias.
“Além de inoperância, não acredita na concretização das suas promessas. Infelizmente, estamos habituados à indiferença do executivo socialista em relação a perda de fundos comunitários e à pouca capacidade de os captar. O presidente [Câmara] escusa de lançar o fantasma da falta de água para cima da população. Lança o medo e esconde a incapacidade de concretização”, afirmou o vereador independente.
Por último, relembrou também que Leopoldo Rodrigues passou o mandato a repetir que queria ouvir os albicastrenses sobre estes projetos.
“O que andou a fazer durante estes três anos? Passado todo este tempo nada foi feito para esclarecer os albicastrenses sobre estes assuntos. Quando a discussão for feita, já se perderam os fundos [comunitários]”.
O Sempre – Movimento Independente não tem ainda uma opinião formada sobre estes dois projetos porque está à espera de ser esclarecido sobre a barragem do Barbaído e sobre o regadio Gardunha Sul.
“Está na mesma posição do que os albicastrenses. Não tendo conhecimento, não pode tomar uma posição”, concluiu Luís Correia.