Pela primeira vez, a associação que organiza o certame não dirigiu um convite ao primeiro-ministro. Ministra da Agricultura também é excluída.
Nenhum membro do Governo foi convidado a visitar a 39.ª edição da Ovibeja, que arranca dia 27 (quinta-feira) em Beja e que voltará a receber o Presidente da República, anunciou o presidente da associação que organiza o certame.
Em causa está “o descontentamento generalizado dos agricultores, bem patente nas várias manifestações realizadas neste último mês [de Março]”, sublinha a organização do evento.
“O primeiro-ministro também não ouve a contestação dos agricultores e teima em manter no Governo uma ministra sem qualquer peso político e sem competência para o lugar. Naturalmente que, perante uma postura desta índole, não faz, igualmente, sentido convidar o senhor primeiro-ministro e, por consequência, outros membros do atual Governo”, afirmou Rui Garrido, presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.
Esta é a primeira vez na história do evento que um chefe de Governo não é convidado a visitar o recinto da Ovibeja.
Já Marcelo Rebelo de Sousa visita o certame alentejano a 29 de abril (sábado), durante a tarde, acrescentou a ACOS.
A Ovibeja arranca dia 27 e termina a 1 de maio. À semelhança do ano anterior, serão mais de mil expositores distribuídos por oito pavilhões, com muitas atividades, palestras e concertos previstos pela organização.