A Essência do Vinho regressa a partir de quinta-feira, e até domingo, ao Palácio da Bolsa, no Porto, e conta nesta 21.ª edição com mais de 4.000 vinhos de 400 produtores, foi hoje revelado.
Em comunicado, a organização do evento esclarece que as portas do Palácio da Bolsa abrem ao público depois de concluída a prova do “TOP 10”, durante a qual um júri internacional elege os 10 vinhos “mais entusiasmantes” do país.
“Os vencedores serão anunciados e premiados em cerimónia a realizar na Feitoria Inglesa”, indica a organização.
Na quinta-feira, o palco das provas comentadas vai incluir “referências nacionais e internacionais” como “A nova Borgonha, para lá dos clássicos”, “Susana Esteban: Vertical Sidecar”, “Gaja, sonhar em Itália” e “A Sogrape também é impar”.
Já no segundo dia, as salas do Palácio da Bolsa “vão dos Açores ao Douro, com paragens nos Vinhos Verdes e ainda no Brasil”.
No sábado, o evento traz ao Porto provas de várias geografias, como “Paulo Nunes: 20 anos de vindimas”, “Mosel, Alemanha: Weingut Max Ferd. Richet”, “Cachaça de Minas Gerais”, “Quinta de Lemos: 20 anos” ou “Tapada de Coelheiros Garrafeira”.
Estas provas decorrem em simultâneo com as provas abertas desta edição, que junta mais de 4.000 vinhos de 400 produtores.
No domingo, a iniciativa fecha com provas de “Dão revelado: o desafio dos sentidos”, “Brancos de guarda da região dos Vinhos Verdes”, “Maison Boizel: o pináculo do champanhe artesanal”, “Biondi-Santi: de Brunello di Montalcino, um Sangiovese singular”.
O evento conta ainda com um novo espaço, designado “RV Room Experience”, que apresenta as famílias do vinho, e com o projeto “Gosto do Porto”, que volta a “incidir holofotes” sobre mais de 80 restaurantes, lojas, garrafeiras e ‘wine’ bares da cidade.
Esta edição estreia ainda um novo conceito de “salão ‘on’”, intitulado “Veni, Vini, Vici”, que se realiza na segunda-feira, após o fim do evento, no Mercado Ferreira Borges.
Entre as 12:00 e as 19:00, a iniciativa vai “mostrar a diversidade de produtores que encaram o vinho à luz da chamada baixa intervenção” e conta com 30 produtores portugueses e internacionais em representação de “algumas das mais emblemáticas regiões” espanholas, francesas, alemãs e portuguesas.
Este novo conceito conta com a parceria da Essência Company, Niepoort Vinhos, Vigner On e Terroir Vinhos de Identidade.
Citado no comunicado, o fundador da Essência Company, Nuno Pires, afirma que a “Veni, Vini, Vici” é “um complemento” à programação do “Wine & Travel Week”, que decorre até ao dia 23.
“Conseguimos, dessa forma, congregar todas as tendências e vozes do mundo do vinho, alcançando uma pluralidade única”, acrescenta.