No 24º episódio d’ A Palavra aos Frescos apresentamos a Organização de Produtores CADOVA.
A CADOVA é uma organização de produtores fundada em 1987 na Chamusca, com cerca de 2 000 associados. A secção das Frutas e Hortícolas reúne 70 produtores associados, dedicados às culturas do tomate para indústria, pimento, brócolo, ervilha e fava e, mais recentemente, à amêndoa, introduzida em 2018, que conta já com 12 produtores.
Em 2023, comercializou 80 mil toneladas de produtos, gerando um volume de faturação de 12 milhões de euros. Com 220 hectares no Ribatejo e 220 no Alentejo, a produção de amêndoa beneficia de uma estrutura industrial moderna, incluindo máquinas de receção, limpeza e descasque, um investimento apoiado pelo Programa Operacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (PO). Este apoio permite aos produtores usufruírem destes serviços a custos reduzidos, aumentando a eficiência e competitividade.
Com um forte apoio técnico e inovação, a CADOVA aposta na qualidade, na sustentabilidade e num poder negocial forte, garantindo melhores preços para os seus produtores.