[Fonte: Rede Rural Nacional] A Quinta do Marquês, sede do INIAV, em Oeiras, recebeu ontem o Workshop Dinamização de Circuitos Curtos Agroalimentares e Estratégias Alimentares Locais, um evento organizado pela parceria entre a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Federação Minha Terra e os Grupos de Ação Local do Continente debateu e estimulou a reflexão sobre a criação de Circuitos Curtos Alimentares e dos Sistemas Alimentares Territoriais no desenvolvimento dos territórios com apresentação de boas práticas, que podem ser replicadas noutros territórios.

Sessão de trabalhos no Auditório do INIAV
O workshop iniciou-se com a intervenção da Professora Teresa Pinto Correia, da Universidade de Évora, que fez o enquadramento ao tema dos Sistemas Alimentares Locais a partir do projeto SALSA e de experiência do Km0 em Évora.

Teresa Pinto Correia
Seguiu-se a apresentação do projeto desenvolvido pelo Município de Mértola, a “Rede Alimentar de Mértola”, uma estratégia municipal desenvolvida em parceria por vários atores locais que pretende valorizar os produtos e processos de produção local e de capacitação da comunidade para a implementação progressiva de um sistema agroalimentar de base local.

Rosinda Pimenta
Os Municípios de Torres Vedras, pelo testemunho da Vereadora Laura Rodrigues, e do Fundão, pelo Vereador Paulo Águas, trouxeram exemplos de projetos inovadores ao nível da alimentação escolar na base dos produtos locais, privilegiando a agricultura biológica.
Em Torres Vedras o “Programa de Alimentação Escolar” é uma iniciativa aplicada a todo o pré-escolar e 1º ciclo, com fornecimento de refeições escolares com base em ementas nutricionalmente equilibradas em que a sustentabilidade social, económica e ambiental é objetivo central.

Laura Rodrigues
No Município do Fundão encontra-se a implementar, também em escolas, um projeto que propõe aliar o apoio aos produtores locais com a promoção de hábitos alimentares saudáveis, desenvolvendo um conjunto de iniciativas para o fornecimento de refeições saudáveis nas escolas públicas, com base nos produtos locais e biológicos e para a redução de desperdícios alimentares nas cantinas escolares.

Paulo Águas
A estas duas iniciativas portugueses juntou-se uma boa prática vinda da Andaluzia, Espanha, desenvolvida na aldeia de Cabra, perto de Córdova. Trazida por António Zafra, a “Subbética Ecológica” é uma associação que trabalha em rede, que reúne 48 produtores e 430 famílias e 58 grandes consumidores (comércio, restauração individual e coletiva, etc.), com o intuito de promover a produção e o consumo de produtos biológicos de origem local, comercializados em circuitos curtos, com base em preços justos e estáveis e apoio à produção artesanal e consumo de produtos biológicos.

António Zafra
A sessão da tarde iniciou-se com a apresentação da iniciativa “Arouca Agrícola” por António Carlos Duarte, Coordenador do projeto Arouca Geopark. A sua intervenção, deu a conhecer as várias vertentes do projeto, entre o apoio aos produtores e o escoamento dos produtos locais e a ligação ao turismo através dos Menus e Itinerários Geofood.

António Carlos Duarte
Na Mesa Redonda, moderada pela Professora Isabel Rodrigo, do Instituto Superior de Agronomia, reuniu, para além das experiências anteriormente referidas, as iniciativas “O Prato Certo”, representada por Artur Gregório, da Associação InLoco e PROVE, representada por Cristina Barbosa, da ADREPES.
Gerou-se um interessante debate sobre os principais desafios que se colocam ao desenvolvimento destes processos ao nível dos hábitos de consumo, organização dos produtores, planeamento da produção, apoio técnico aos produtores, criação de processos participativos multi-atores e formulação das políticas públicas coerentes com o objetivo central de promover sistemas alimentares de base territorial.

Intervenientes da Mesa Redonda
As sessões foram gravadas em vídeo e podem ser visualizadas na página de facebook da Rede Rural Nacional:
- Abertura e apresentações de Teresa Pinto Correia (ICAAM) e António Zafra (Subbética Ecológica)
- Apresentações de Laura Rodrigues (CM Torres Vedras), Paulo Águas (CM Fundão) e de Rosinda Pimenta (CM Mértola)
- Apresentação de António Carlos Duarte (Arouca Geopark) e Mesa Redonda
- Encerramento
As apresentações encontram-se disponíveis para consulta e podem ser descarregadas aqui: