Porta da Ravessa: O vinho preferido dos portugueses
Apenas uma d�cada, foi quanto o Porta da Ravessa precisou para chegar � lideran�a do mercado em termos absolutos. Com uma produ��o prevista de sete milhões e meio de garrafas (entre tinto e branco) para este ano, re�ne todas as condi��es para consolidar a sua posi��o, devido � aposta numa nova imagem, bem como � sua excelente rela��o pre�o-qualidade, refor�ada pelo recente trabalho desenvolvido pela nova equipa de en�logos da Adega Cooperativa de Redondo.
Em 1990, quando entrou no mercado com uma produ��o na ordem das 130 mil garrafas, nem os mais optimistas poderiam imaginar que, em apenas uma d�cada, o Porta da Ravessa passaria para uma produ��o superior aos sete milhões e meio de garrafas. Na base deste sucesso, a sua excelente rela��o pre�o-qualidade para um D.O.C./V.Q.P.R.D., bem como um trabalho cuidado e permanente de promo��o da marca, que faz com que hoje seja pedido pelo nome, um pouco por todo o país.
O ano passado, o Porta da Ravessa alcanãou, por direito pr�prio, a lideran�a nacional do "ranking" de vendas (segundo dados da Nielsen) sendo que, em termos da Adega Cooperativa de Redondo, � respons�vel por cerca de 60 por cento da produ��o total. Mais do que manter, os objectivos imediatos passam por consolidar essa invej�vel posi��o, fazendo uma aposta clara na qualidade.
A nova imagem dos r�tulos � a face mais vis�vel de uma mudan�a anunciada e apesar de se tratar da terceira evolu��o da imagem institu�da en 1991, poder� ser classificada como uma ruptura na continuidade, uma vez que a tradicional e j� popular entrada a nascente da muralha do Castelo do Redondo continua a figurar na garrafa.
Mas não � s� na imagem que o Porta da Ravessa evolui. Também no conte�do, na sequ�ncia do excelente trabalho desenvolvido pelo conceituado Ant�nio Saramago e pelo jovem Pedro Hip�lito desde Agosto, data em que entraram em funções na Adega Cooperativa de Redondo. Segundo os en�logos, "o trabalho que desenvolvemos não pretendeu alterar as caracterásticas e o posicionamento no mercado, mas sim proporcionar-lhe uma consist�ncia ainda maior em termos dos padr�es de qualidade. Foi nesse sentido que envid�mos os nossos esfor�os e estamos muito satisfeitos com o resultado final".
Entre o branco e o tinto, o Porta da Ravessa tem uma produ��o prevista na ordem dos sete milhões e meio de garrafas, sendo que para o tinto está apontado um n�mero a rondar os quatro milhões. Na prova, o vinho tinto apresenta cor rubi acentuada, aroma a frutos vermelhos e compotas, sabor redondo e aveludado. A sua produ��o resulta da vinifica��o tradicional de curtimenta de uvas das castas Trincadeira, Aragon�s, Alicante Bouchet e Periquita. Os solos caracterizam-se por ser maioritariamente gran�ticos, mas Também argilo calc�rios e xistosos.
Ano |
Produção/Garrafas |
1990 |
130.000
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1991 |
402.000
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1992 |
1.480.000
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1993 |
2.047.000
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1994 |
2.320.000
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1995 |
3.700.000
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1996 |
4.200.000
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1997 |
6.075.000
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1998 |
5.660.000
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1999 |
3.700.000
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2000 |
7.014.000
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2001 |
7.000.000
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2002 |
.7.500.000
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O Porta da Ravessa Branco tem uma produ��o prevista ligeiramente inferior – tr�s milhões e meio de garrafas – sendo origin�rio de castas Roupeiro, Fernão Pires e Arinto. Na prova apresenta cor amarelo citrino, aroma intenso e frutado, sabor leve e fesco.
Uma refer�ncia final para o facto da designa��o deste vinho mais não ser do que o nome dado � porta da entrada a nascente da muralha do Castelo de Redondo. Na realidade, ainda hoje se fala da sua grande rela��o com os muitos mercadores e jograis que, na Idade média, a utilizavam e em frente dela promoviam as suas m�ltiplas actividades.
Evolu��o da produ��o do Porta da Ravessa
De uma produ��o inicial de 130 mil garrafas, o Porta da Ravessa orgulha-se hoje de um n�mero na ordem dos sete milhões e meio de garrafas. Com excep��o do final da d�cada de 90, um período marcado por uma enorme instabilidade das condi��es atmosf�ricas, a evolu��o tem sido sido sustentada, mas Também impressionante, conforme se pode depreender da tabela em baixo.
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Fonte: ACR |
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