Ao publicar a história do Professor, do frasco e do café lembrei-me de uma conversa que tive na feira de natal: Perguntou-me então um amigo se aqui em Portugal não existe um problema de suicídio agrícola como na França. De facto, na França suicida-se, em média, um agricultor a cada dia que passa, muitas vezes com justificação económica. Já tinha lido sobre isso e acompanho o assunto através da Marche Citoyenne de Patrick Maurin. Patrick é vereador na cidade de Marmande e já fez várias caminhadas de centenas de Kms para apoiar os agricultores em desespero e as famílias de agricultores que se suicidaram. “Au non de la terre” é um filme de 2019 sobre essa temática. Creio que no Estados Unidos o fenómeno também tem alguma dimensão.
Aqui em Portugal a situação económica dos agricultores, e em particular dos produtores de leite não é melhor que a dos franceses, mas apesar de dois ou três casos que atribuo a depressão não houve uma crise de suicídios nos últimos anos, apesar da crise que tocou a todos e foi muito dura para alguns.Talvez, disse eu ao meu amigo, talvez a missa e o café nos ajudem a resistir ao desespero. A missa, a religião, além do convívio da comunidade dá-nos um conforto e uma perspetiva da vida para além do imediato. “Felizes os que choram,porque serão consolados”. O café, a tasca, o pão quente onde podemos beber um café, uma cerveja ou um chá com amigos e desabafar, está ao virar de cada esquina (muito mais fácil de encontrar do que no meio rural francês).
Em 2012, preocupado com a grave crise de então na produção de leite, pedi à Carla Teixeira, Psicóloga, um artigo sobre a depressão para a revista “Produtores de Leite nº6”. Coloco o texto nos comentários, caso tenham interesse.
Entretanto, ao preparar este texto, não me lembrando do nome de Patrick que referi acima, pesquisei “suicide”; imediatamente o Facebook me convidou a falar com um amigo, ligar para uma linha de apoio ou encontrar formas de me ajudar ?. Calma, pessoal, está tudo bem comigo! Mas são boas sugestões, se estiverem em baixo ou conhecerem alguém assim, passem mensagem. E fiquem bem! Nunca estamos sozinhos, ok?
#carlosnevesagricultor
#juntosomosmaisfortes

