O termo sustentabilidade é utilizado frequentemente e todas as empresas, pessoas e instituições têm necessidade de evidenciar o seu compromisso com este conceito. Aliás as novas gerações valorizam cada vez a preocupação das empresas/marcas com a sustentabilidade e pode ser um critério de seleção no momento da escolha do produto.
Efetivamente só temos um planeta e é fundamental o equilíbrio entre o desenvolvimento humano, as necessidades sociais e a preservação do meio ambiente.
Na agricultura, nomeadamente na produção de leite, a promoção da sustentabilidade é um trabalho diário, constante e praticado já há vários anos, sendo determinante para garantir a viabilidade a longo prazo do setor, minimizando impactos ambientais e promovendo a eficiente utilização de recursos.
A produção animal sustentável procura o equilíbrio da produção de alimentos de origem animal com a proteção do meio ambiente, bem-estar animal e desenvolvimento social e económico, através da adoção de práticas de produção mais eficientes, que reduzam o impacto ambiental e promovam a biodiversidade.
A pecuária desempenha um papel fundamental no equilíbrio dos sistemas alimentares, tanto a nível económico como em termos ambientais. A preocupação com o ambiente e a sustentabilidade está inerente nas boas-práticas dos agricultores portugueses, e reflete-se na gestão do solo e da água, da biodiversidade, no recurso a ferramentas que permitam o melhoramento genético, na gestão dos resíduos, etc.
Muitos são os estudos que abordam o impacto da pecuária no ambiente, mas a verdade é que os dados não são consensuais e as diferentes entidades têm interpretações diferentes dos resultados obtidos. É preciso quantificar para avaliar e é neste contexto que existem cada vez mais parcerias entre as instituições, no sentido de obter dados da realidade portuguesa. Desta forma, será também possível a adoção de estratégias de mitigação precisas e eficazes.
É neste contexto que o setor agrícola conta com o contributo do FeedInov CoLab, que faz a ligação entre o sector privado e as entidades de I&D com o objetivo de potenciar a difusão de tecnologia, a inovação e criação/crescimento de novos negócios associados aos setores de indústria da alimentação animal e da pecuária, promovendo a sua competitividade.
O departamento de Ambiente & Sustentabilidade do FeedInov CoLab está envolvido em vários projetos de âmbito nacionais e internacional que visam melhorar a sustentabilidade do setor pecuário. No sentido de dotar novos colaboradores de conhecimentos práticos relativos à produção de leite de vaca, visitaram a Sociedade Agrícola Alves da Costa Lda, por considerarem ser uma, das muitas empresas de referência dentro do sector pela adoção de boas práticas de maneio e bem-estar animal.
Durante a visita foi possível trocar ideias e conhecimentos sobre diversas temáticas, desde fontes de emissão gasosas, nutrição animal, princípios de bem-estar animal, e possibilidades de melhoria futuras. Abordamos a questão da genotipagem como ferramenta que auxilia o agricultor no melhoramento genético e contribui para a eficiência, a utilização do drèche que é um coproduto da indústria cervejeira e é incorporado na alimentação animal, o recurso a painéis solares como fonte de energia sustentável, as vantagens ambientais de uma boa gestão dos efluentes pecuários, entre outros.
O facto de conhecer a realidade dos trabalhos que decorrem no terreno permite que tanto profissionais como consumidores finais sintam o setor e a dedicação que existe nesta atividade. É inegável a capacidade de acolhimento a e intergeração extraordinária que existe no sector leiteiro, que tem sempre as portas abertas para quem quiser conhecer o seu trabalho. É, portanto, a meu ver essencial que novos elementos, das diversas empresas que trabalham à volta do sector, tenham esta mesma iniciativa que vi na equipa do FeedInov CoLab, e que tanto apreciei.
O setor agrícola tem acompanhado a evolução e inovação e somos nós os agricultores os mais interessados em crescer, aprender e evoluir. Não desperdiçamos oportunidades e todos os trabalhos que ajudem o sector a otimizar procedimentos são essenciais para a constante melhoria da nossa atividade. No entanto, nunca nos podemos esquecer que os projetos e instituições são compostos por pessoas e nunca como hoje tivemos pessoas tão capazes, motivadas e comprometidas com o sucesso da agricultura portuguesa. As sementes estão lançadas e tenho a certeza de que o futuro é promissor!
Equipa do FeedInov é acompanhada na vista à SAG ALVES DA COSTA LDA pela Dra Isabel Santos
Os elementos (da esquerda para a direita, Marisa Costa, a Dr Isabel Santos (AGROS), a investigadora Ana Raquel Rodrigues (FeedInov CoLab), o estudante de mestrado Fábio Rodrigues (FCUP) que está a estagiar no FeedInov, e o investigador João Nascimento (FeedInov CoLab)).
Vice–Presidente da APROLEP