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– 08-07-2004 |
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Produtos portugueses apresentam-se na Fancy Food de Nova IorqueDe 27 a 29 de Junho, 11 empresas portuguesas mostraram os seus produtos na feira "Gourmet" nova iorquina. A FIPA, promotora da iniciativa, não tem dúvidas: "O balanço é muito positivo". No âmbito do Programa Comunitário "Promoção de Produtos Agro-alimentares Mediterrânicos Europeus nos EUA e Canadá", 11 empresas portuguesas marcaram presença na Fancy Food, que decorreu nos dias 27, 28 e 29 de Junho, em Nova Iorque. A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) é a promotora, para Portugal, do programa "Promoção de Produtos Agro-alimentares Mediterrânicos Europeus nos EUA e Canadá", pretendendo com a participação na Feira Temática Fancy Food fomentar o consumo de produtos portugueses nos Estados Unidos da América. De acordo com Isabel Sarmento, Directora Geral da FIPA, "o balanço da participação portuguesa é muito positivo. O mercado dos EUA é um mundo de oportunidades a explorar. Isto porque há, actualmente, uma grande abertura para a entrada dos chamados produtos tradicionais com referências culturais, de características mediterrânicas e que apresentem uma panóplia de novos sabores". Os visitantes desta feira "Gourmet" mostraram grande interesse pelas 11 empresas portuguesas presentes. Ainda de acordo com Isabel Sarmento, "sentimos que existe algum desconhecimento no que diz respeito aos produtos nacionais e isso traduziu-se em muita curiosidade em provar as nossas iguarias". Do azeite aos produtos congelados, passando pela doçaria, queijos, vinho e azeitonas, os produtos portugueses estiveram muito bem representados na Fancy Food e suscitaram não só o interesse dos visitantes norte-americanos mas também de europeus que estavam presentes com os seus produtos. O objectivo da participação na Fancy Food passa também por abrir canais que permitam a entrada no mercado dos Estados Unidos e nessa perspectiva o apoio do ICEP é fundamental. Para a FIPA, "O ICEP nos EUA percebeu o dinamismo da indústria alimentar portuguesa e comprometeu-se em reservar um espaço importante de trabalho para este sector". São 11, as empresas que consideram esta iniciativa de extrema importância e por isso aceitaram integrar a comitiva portuguesa. Assim, na Fancy Food, Portugal ficou representado nas categorias de produtos Queijo, Vinho, Azeite, Azeitonas, Doces e Confeitaria e Cozinha Portuguesa Ultra Congelada. Outro objectivo deste programa de promoção é reforçar e consolidar o conhecimento e a imagem dos produtos portugueses, assim como familiarizar os profissionais de importação para a sua comercialização neste mercado. Estiveram representadas na Fancy Food, as seguintes empresas portuguesas: Chocolame; Confeitaria Carlos Gonçalves; Finagra – Herdade do Esporão; Lactovil; Maçarico; Salgadus; Sociedade Agrícola Casal das Sarnadas; Sociedade Agrícola Fonte do Pinheiro; Sovena (da marca Azeite Oliveira da Serra); Victor Guedes (da marca Azeite Gallo) e Queijo Saloio. O Programa Comunitário "Promoção de Produtos Agro-alimentares Mediterrânicos Europeus nos EUA e Canadá" contempla ainda a participação na Feira Sial no Canadá agendada para 2005 e na edição de 2006 da Fancy Food. A FIPA tem participado activamente em todo o processo que envolve este programa de promoção, quer através de uma colaboração dinâmica no grupo de gestão responsável pela definição da estrutura e gestão do projecto, que inclui as suas congéneres dos países participantes, quer pelo apoio que está a prestar a todos os níveis às empresas portuguesas aderentes. Enquanto porta voz da indústria agro-alimentar, a FIPA é responsável pelo desenvolvimento do sector, sendo que neste caso concreto, tem como objectivo promover produtos portugueses, tais como azeite, vinho, doçaria, queijos, entre outros. Esta iniciativa é financiada em 60% no primeiro ano pela Comissão Europeia, no que se refere às despesas, passando para 50% e 40% nos anos seguintes. O Governo português apoia em 20% nos três anos de duração do programa, ficando cada uma das empresas, responsável pelo restante.
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