O Projeto Beeland apresenta a Bolsa de Polinização Apícola, uma ferramenta digital inovadora, já operacional e disponível online, desenvolvida pelo MORE CoLAB. Esta plataforma é direcionada a apicultores e agricultores, promovendo uma interação ativa e funcional entre ambos, com o objetivo de criar e consolidar uma rede eficaz de serviços de polinização.
Com abrangência nacional, a Bolsa de Polinização Apícola representa um passo significativo para a modernização da apicultura em Portugal Continental, contribuindo para a preservação dos ecossistemas e fortalecendo a biodiversidade.
Através de um registo digital intuitivo e seguro, apicultores e agricultores podem participar ativamente na promoção da polinização, registando as suas colmeias ou terrenos para esse propósito. De forma a facilitar o registo na plataforma foi criado um vídeo tutorial, que pode visualizar aqui.
O desenvolvimento desta ferramenta envolveu uma investigação exaustiva sobre a relevância dos serviços de polinização realizados pelas abelhas melíferas no território nacional, destacando a sua importância para o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade agrícola
A criação da Bolsa de Polinização Apícola requereu um levantamento prévio exaustivo de informação preponderante sobre a importância dos serviços de polinização por abelhas melíferas no território nacional, com vista ao levantamento de necessidades neste âmbito para uma melhor adequação na resposta da Bolsa de Polinização Apícola aos Apicultores e Agricultores.
O Projeto Beeland – Apicultura e Polinização: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios tem como principal objetivo caracterizar, avaliar e objetivar o valor do serviço ecossistémico proporcionado pelas abelhas e pela apicultura, valorizando o seu contributo para a sustentabilidade e resiliência dos territórios e é composto por uma parceria de 15 entidades que contribuirão com outputs capazes de robustecer a atividade apícola e os serviços associados. É um Projeto Cofinanciado pelo PRR -Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia através do Next Generation EU.
Fonte: Inovcluster