Investigadores do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P., em colaboração com investigadores de outras entidades de ensino e investigação, publicaram um estudo que inicide sobre a aplicação das técnicas de pulverização de precisão em Portugal, nomeadamente através do projeto SPIN – Solução de Pulverização Inteligente, que consistiu na produção de um protótipo que incorpora 20 anos de conhecimento na área da pulverização de precisão.
De acordo com os autores, a aplicação das técnicas de pulverização de precisão em Portugal tem ocorrido de forma lenta, apesar das diversas ações formativas e dos avanços na área da mecanização e tecnologia de apoio. A integração do conhecimento e de inteligência nos pulverizadores, permitirá acelerar a transição para uma fruticultura de precisão, mais racional e mais capacitada para responder aos desafios agroecológicos, que constam da agenda do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal).
Com o intuito de colmatar as deficiências identificadas, o INIAV, IP propôs a conceção de um novo protótipo de pulverização, concebido no âmbito do projeto SPIN – Solução de Pulverização Inteligente, desenvolvido e produzido pela TOMIX, num consórcio que integrou também o INESC TEC, o INEGI, a CAMPOTEC e a CONSULAI.
Consulte o estudo, publicado na plataforma ResearchGate, aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.