No dia 26 de Março, a Rede Nacional PAC recebeu nas suas instalações, uma delegação de representantes de Grupos de Ação Local (GAL) do Nordeste da Estónia que entre os dias 25 e 31 de março de 2025, participou em diversas atividades e visitas com o objetivo de conhecer projetos locais LEADER e trocar experiências com os seus homólogos portugueses. Esta comitiva, composta por cerca de 20 pessoas, foi acolhida em Portugal pela RNPAC em parceria com a Federação Minha Terra, a ADREPES e a ADL.
A escolha da RNPAC para receber e ajudar a construir o programa da visita destaca a excelente colaboração entre a RNPAC e a sua homóloga da Estónia. Durante a visita, a RNPAC apresentou o sistema AKIS e o trabalho em rede que tem desenvolvido, dando o exemplo do envolvimento dos GAL no AKIS Nacional, com a utilização da Plataforma AKIS Portugal, no projeto INCOMUM que resulta da colaboração de 8 GAL.
A Federação Minha Terra destacou o apoio contínuo prestado aos GAL portugueses. A ADREPES e a ADL organizaram apresentações sobre o trabalho desenvolvido pelas associações ao longo dos últimos anos, destacando o apoio a projetos através dos mecanismos de financiamento disponíveis e exemplificando boas práticas nos circuitos curtos.
Após as sessões de apresentação, o grupo teve a oportunidade de visitar vários projetos apoiados nas regiões do Litoral Alentejano e da Península de Setúbal. Esta iniciativa permitiu uma troca de experiências profícua entre os representantes dos GAL portugueses e estónios, explorando as semelhanças e diferenças nos desafios enfrentados e nas oportunidades para desenvolver projetos de cooperação no futuro.
A visita serviu também para reforçar a cooperação entre territórios costeiros e rurais dos dois países, proporcionando uma visão abrangente sobre o impacto dos projetos LEADER e das estratégias de desenvolvimento local em cada contexto. A possibilidade de futuras parcerias e projetos de cooperação entre os GAL portugueses e os representantes do Nordeste da Estónia ficou em aberto, com ambas as partes a manifestar interesse em explorar novas oportunidades de colaboração.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.