Hoje no REGIONAL RURAL …. falamos de floresta. A forma como se “obriga” a fazer as limpezas de faixas de combustão nada resolve. Gastam-se milhões, mas depois ninguém vai conferir os resultados. A ciência não defende a eliminação da biomassa. Apenas alguns pontos de vista de como combater os incêndios do Engº Joaquim Sande Silva, docente da ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra que no final dos trabalhos disse:
«Isto é quase um paradoxo, porque estamos a adicionar biomassa para prevenir incêndios, que é o contrário do que se faz na generalidade do país.
A Mata da ESAC – Escola Superior Agraria de Coimbra está, incluída na Rede Municipal de Microrreservas de Coimbra, foi recentemente alvo de algumas intervenções, primeiramente por uma equipa de Sapadores Florestais de Montemor-o-Velho e ultimamente por estudantes da Escola. O objetivo foi um único: o restauro florestal desta área, a manutenção do ecossistema e a prevenção de incêndios.
Desta intervenção resultou que a mata da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) ganhou, 20 novos pinheiros mansos e 20 medronheiros, numa ação de rearborização que encerrou a 16ª edição da Semana dos Cursos, promovida pela Associação de Estudantes.
«O que estava aqui antes era só mato, silvas a tapar as árvores», salienta Manuel Simões, presidente do Núcleo de Floresta da Associação de Estudantes.