Hoje no REGIONAL RURAL …. falamos da Floresta que contribui com 10% do PIB. Portugal é cerca de 66% de espaços florestais dos quais 90% pertence a privados, 8% aos Baldios compartes e apenas 2 % ao estado como nos conta o Engº Carlos Duarte presidente da Forestis – Associação Florestal de Portugal conta-nos o que é e quais os seus objetivos. Fala-nos dos principais problemas vividos pela fileira. A questão dos incendidos. O Eucalipto, as soluções e as preocupações e até da posição do ministério da Agricultura.
A Forestis – Associação Florestal de Portugal, é um movimento associativo de âmbito nacional, de utilidade pública, sem fins lucrativos fundado em 1992, com o intuito de apoiar ativamente a gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária.
Atualmente, conta com 36 Organizações de Proprietários Florestais (OPF) associadas, com âmbito de atuação sub-regional, que representam e apoiam tecnicamente mais de 19.500 proprietários florestais. Esta representatividade faz de nós um relevante agente dinamizador setorial.