Regional Rural – Hoje falamos da Escola de Inverno que amanhã começa na Escola Agrária de Coimbra. João Gândara, Vice – Presidente da ESAC – IPC – Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), fala-nos do projeto que tem em parceria com o Gabinete de Interface e com a Comunidade do Politécnico de Coimbra, irá dinamizar, de 18 a 21 de Dezembro de 2024, a 1.ª edição da sua Escola de Inverno.
Enquadrada no âmbito do projeto FARM4FUTURE, aprovado pelo PRR – Impulso Mais Digital – Reforma e Modernização das Ciências Agrárias, a iniciativa trata-se de uma semana imersiva dirigida a estudantes do ensino secundário, do 10.º ao 12.º ano de escolaridade.
No contexto da Escola de Inverno, os participantes terão a possibilidade de conhecer os vários espaços e actividades desenvolvidas na ESAC, os serviços de apoio, bem como as oportunidades de estudo, de cultura e de desporto que esta instituição de ensino superior tem para oferecer, à semelhança do que aconteceu na Escola de Verão da ESAC 2024.
Deste modo, para os estudantes foi novamente preparada uma semana bastante dinâmica, composta por actividades lúdicas e pedagógicas, com diversos momentos e experiências para aprender em ambiente de diversão e de trabalho de equipa. “Balbúrdia na Quinta – O Mundo Animal da Agrária”, a “Visita ao Horto”, a “Ciência p’ró Lanche – Gastronomia Molecular e Fabrico de Queijo” e a “Acalma aí os Cavalos – Maneio de Equinos” são algumas das actividades pedagógicas a levar a cabo. Estão ainda previstas actividades relacionadas com as áreas de reprodução, compostagem e análise sensorial. Ao nível lúdico, aos participantes são propostos “jogos sem fronteiras”, sob a metodologia outdoor training, uma actividade com a tuna académica e outra de recuperação de um espaço/mosaico.