No âmbito do programa “Educação Ambiental em Família”, o qual é dinamizado pelo Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, realiza-se no próximo dia 6 de setembro, das 18h30 às 23h00, uma atividade denominada “Borboletas noturnas na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira | A importância de monitorizar!”.
Esta atividade, que será orientada por Hélder Cardoso, terá início com uma sessão teórica, que acontecerá no Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (situado na Cadriceira), no decorrer da qual se efetuará uma apresentação pública de resultados relativos à monitorização de borboletas noturnas na mencionada área protegida. É de referir a este propósito que a mesma conta desde 2022 com uma estação de estudo de borboletas noturnas, a qual se integra na rede nacional de estações de borboletas noturnas.
Ainda no decorrer da sessão teórica da atividade “Borboletas noturnas na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira | A importância de monitorizar!” dar-se-á a conhecer o projeto-piloto de criação de uma rede de monitorização de borboletas noturnas no território do Geoparque Oeste.
A sessão prática da atividade acontecerá depois de uma pausa, a partir das 21h00, e consistirá numa ação demonstrativa de armadilhagem de borboletas noturnas, a qual terá lugar na estação de estudo de borboletas noturnas da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.
As inscrições para a participação na atividade “Borboletas noturnas na Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira | A importância de monitorizar!”, as quais são gratuitas, podem ser efetuadas na área de Agenda ou na de Ambiente do site da Câmara Municipal de Torres Vedras, ou diretamente aqui.
Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 314 163; ou pelo email: cea@cm-tvedras.pt.
Fonte: CM Torres Vedras